Você está com falhas de memória? Saiba as possíveis causas

por Elisandra Vilella G. Sé

Sabemos que as falhas *subjetivas de memória são frequentes com o processo de envelhecimento e não é incomum ver as pessoas se queixarem de esquecimentos no cotidiano. E podem ocorrer por diferentes motivos.

Continua após publicidade

O surgimento de mudanças no desempenho de memória na velhice pode ser isolado ou associado com outras causas. Mecanismos biológicos e psicológicos interferem no processamento da informação pela memória.

Causas das falhas de memória

Fatores ambientais:

Desorganização do ambiente, e muitas informações para serem armazenadas de assuntos diferentes, como as compras do supermercado, a festa das crianças, as reuniões da semana e o conteúdo informativo do concurso. Além disso, é comuns idosos apresentarem recursos de processamentos reduzidos, o que leva ao declínio de memória e a piores desempenhos em testes.

Continua após publicidade

Acidentes e lesões cerebrais:

Como podemos acompanhar na mídia com personalidades de destaque como artistas, mas hoje também sabemos que graças a plasticidades cerebral podemos estimular regiões cerebrais capazes de realizar a função da área cerebral lesionada.

Excesso de bebida alcoólica e tabagismo:

Continua após publicidade

Afetam o SNC (sistema nervoso central).

Uso de medicamentos: Os que mais frequentemente afetam o sistema de memória são os ansiolíticos, hipnóticos de longa ação, antipsicóticos, antiparkinsonianos, antidepressivos e mais raramente os hipertensivos.

Doenças degenerativas: Por muito tempo o senso comum dizia que qualquer pessoa que esquecesse coisas, principalmente na velhice ou meia-idade, estava com perda de memória, isso quando se exclui a possibilidade de demência, que deverá ser investigada com cautela. Mas existem as demências tratáveis e as demências não tratáveis como no caso da doença de Alzheimer e demência vascular (por multi-infarto), e mesmo essas podem ter sua evolução retardada (ainda não curadas) com medicamentos e reabilitação cognitiva entre outros trabalhos terapêuticos. Estudos demonstram que pessoas que exercitam sua memória ao longo da vida apresentam menores prejuízos para desenvolver demência.

A amnésia:

Nos quadros patológicos encontramos alterações que ocorrem geralmente por lesões, e a palavra amnésia só se utiliza em casos patológicos. Dependendo do caso em questão, os sistemas de memória afetados podem tanto ser de curto prazo ou de longo prazo, e o quadro clínico poder ser definido como amnésia do tipo anterógrada e /ou retrógrada. Na amnésia retrógrada a memória para eventos anteriores ao início na amnésia pode ser afetada. A amnésia anterógrada ocorre após a lesão e acontece o impedimento de aquisição e armazenagem e/ou evocação de novas informações.

Falhas de memória: prevenção

• Procure ter uma alimentação saudável.

• Pratique atividade física regularmente. Escolha uma que goste e peça orientação ao seu médico.

• Pratique atividades que exercitem a mente.

• Aumente suas redes de relações sociais para aumentar sua competência linguística.

• Tenha um bom sono regularmente.

• Tenha um método organizado de administrar seu tempo.

• Acredite na sua capacidade e habilidades.

• Em casos de alterações importantes de humor, como quadros depressivos ou ansiosos, procure profissional especializado da área de psiquiatria e/ou psicologia.

• Utilize estratégias de treinamento de memória, que auxiliam na melhoria de seu desempenho.

Atualmente as pessoas são bastante exigentes quanto à quantidade de informações que desejam memorizar. A memória é seletiva e é impossível armazenar todas as informações que entramos em contato ao longo de nosso dia. Entender o funcionamento da memória, cuidar através da realização de atividades para aprimorar a memória e adquirindo bons hábitos de vida são importantes para a preservação e melhoria do desempenho da memória, bem como ficar atentos às falhas e procurar profissional para avaliação quando os esquecimentos prejudicam o seu cotidiano, mas esquecer faz parte do funcionamento psíquico humano, esquecer é uma função adaptativa, muitas vezes é fundamental para nossas vidas!

Elogio ao Esquecimento

Bom é o esquecimento! Senão como se afastaria o filho da mãe que o amamentou?
Que lhe deu a força dos membros… E o impede de experimentá-la.
Ou como deixaria o aluno o professor que lhe deu o saber? Quando o saber está dado. O aluno tem que se pôr a caminho….

Como se levantaria pela manhã o homem sem o deslembrar da noite que desfaz o rastro?
Como se ergueria pela sétima vez aquele derrubado seis vezes para lavar o chão pedregoso, voar o céu perigoso?
A fraqueza da memória da força ao homem…

Bertold Brecht

*percepção que a pessoa tem que a sua memória está falhando