Descubra se sua ansiedade é um problema

por Elisandra Vilella G. Sé

A ansiedade é um sinal natural de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças. A ansiedade passa a ser um problema quando é um sentimento generalizado ou exagerado de preocupação, apreensão, medo, ou pressentimentos ruins, acompanhado de sensações físicas.

Continua após publicidade

Os estados de ansiedade anormais, que constituem os distúrbios da ansiedade, são patológicos e requerem tratamento especifico.

Os distúrbios de ansiedade ocorrem devido a eventos estressantes, tipos de comportamento, doenças psiquiátricas, predisposição genética, alterações fisiológicas, abuso de drogas, uso abusivo de álcool e estresse ambiental.

A ansiedade patológica se manifesta de várias formas, tanto físicas como mentais. Os sintomas são variáveis e mudam de intensidade ao longo do tempo, onde o humor da pessoa oscila entre momentos bons e ruins. A ansiedade pode incluir os seguintes sinais e sintomas:

Sinais, sintomas de ansiedade

Continua após publicidade

– Alterações do comportamento e do humor como: inquietação, irritabilidade impaciência, agitação, baixa performance no trabalho e/ou escola, afastamento e isolamento social;

– Alterações músculoesqueléticas, como dores nas costas ou no pescoço, tensão muscular e dores de cabeça;

– Alterações no sistema autonômo: mãos frias, sudorese, vermelhidões, boca seca, enjôos, vômitos ou diarréias, tremores, dor abdominal, aumento na frequência urinária, taquicardia, palpitações, arritmias, tonturas, dores no peito, hipertensão arterial;

Continua após publicidade

– Respiratórios: falta de ar;

– Preocupação com problemas reais ou imaginários desproporcionais à situação;

– Outros: insônia, alterações de peso, fraqueza, dificuldade de concentração, memória alterada.

A ansiedade é mais frequentemente diagnosticada pela história e exames físico. Exames de laboratórios não confirmam o diagnóstico da ansiedade, mas ajudam a identificar condições médicas que podem simular um quadro de ansiedade ou causar ansiedade secundária. O tratamento para os distúrbios da ansiedade incluem combinações de psicoterapia, medicamentos e orientações ao paciente. Crises de ansiedade aguda e grave podem ser incapacitantes e necessitam de tratamento imediato, raramente com internação hospitalar.

Normalmente a ansiedade é pouco identificada e às vezes mal diagnosticada, devido à dificuldade de diferenciar alguns estados emocionais normais de um transtorno ansioso patológico. Na prática médica, os transtornos ansiosos são frequentes e geralmente são encontrados mais em mulheres do que em homens.

A ansiedade pode também ser complicada por diversas doenças (angina, arritmias, hipertensão, síndrome do cólon irritável, etc.) coexistentes. Quando não diagnosticada, pode agravá-las e dificultar o controle.

Se os distúrbios da ansiedade não forem diagnosticados adequadamente, pode haver maior morbidade e mortalidade devido ao agravamento das doenças físicas coexistentes. Quando os distúrbios da ansiedade são adequadamente diagnosticados e tratados, os sinais e sintomas são controlados e podem desaparecer, permitindo uma boa qualidade de vida e melhora no estado do indivíduo.

Algumas dicas podem melhorar a qualidade de vida da pessoa ansiosa:

• Um bom condicionamento físico aumenta a capacidade de tolerar o estresse.

• Exercícios físicos frequentes de baixa intensidade reduzem a ansiedade.

• Manter uma alimentação saudável, seguir orientações médicas evitando cafeína e outros estimulantes.

• Reservar um tempo para o lazer e para cuidar de si mesmo.

Obs.: Consulte o seu médico sobre o tratamento de distúrbios da ansiedade. Não tome remédio sem orientação médica.