Quem mente não se aceita e tem medo de si

por Rosemeire Zago

Como é para você ser alvo constante de mentiras? Ou você faz parte dos que mentem, mas dificilmente assume? Alguns podem dizer que há mentiras que não complicam a vida de ninguém e que muitas vezes são responsáveis pela manutenção das relações. Será?…

Continua após publicidade

Algumas pessoas mentem e não admitem sequer para si próprias. Dizem que apenas "omitem" a verdade, o que acaba sendo o mesmo. O pior de tudo, é que mentem não só para os outros, mas principalmente para si próprias, pois o objetivo e o resultado são os mesmos: iludem-se que estão protegendo alguém ou ainda fazem para preservar a própria imagem.

Muitas vezes o hábito de mentir pode ter sua origem na infância. As crianças ao verem adultos mentindo ou sendo elas próprias alvo de mentiras, acabam internalizando este comportamento como correto. Ou ainda, como as crianças tendem a ser completamente espontâneas e falam sem pensar, muitas vezes são reprimidas e repreendidas. Aprendem assim, a relacionar sofrimento, punição, culpa, com a verdade. Aprendem a recorrer à mentira como forma de proteção e defesa, sentindo-se ameaçadas de sofrer algo se falarem a verdade. Assim, vão sendo incentivadas a mentir. Mas, devemos lembrar que enquanto crianças não se têm o discernimento de um adulto, que mente sabendo o que faz.

Mentir é esconder, transgredir e são muitas as razões que levam uma pessoa a mentir, como conflitos internos, insegurança, necessidade de aprovação, dificuldade em assumir os próprios atos e suas consequências. Quase sempre a própria pessoa não tem consciência dos motivos internos, por falta de autoconhecimento.

Mente-se também quando há dificuldade de lidar com as próprias frustrações e dos outros. Ao dizer a verdade, corre-se o risco de destruir a idealização que fazem a seu respeito e nem sempre se está preparado para que alguém o veja como realmente é. Neste caso, a necessidade de mentir confunde-se com a necessidade de ser aceito. Ou seja, quem mente não se aceita, refletindo um conflito interno que requer uma avaliação profunda dos próprios valores.

Continua após publicidade

Deixa portanto evidente, que há dificuldade em aceitar a própria forma de ser e de agir, pois demonstra acima de tudo, uma falta de respeito não só com o outro, mas acima de tudo, consigo próprio.

Quando há a necessidade de esconder algo é porque existe a ideia de que o outro não irá aceitá-lo. Há sempre um pré-julgamento do outro, como um ser incapaz de lidar com a realidade. Ou ainda, mente-se quando a verdade, em alguma época da vida, trouxe tantas consequências negativas e transfere para o momento presente o medo de que possa vir a acontecer igual, sem reavaliar, é claro, que o momento e as pessoas são diferentes.

Como pode se ver, o que rege a mentira também é o medo. Medo de não ser aceito, medo da perda, da rejeição, do abandono, demonstrando ser incapaz de lidar com estes sentimentos, muitas vezes, nem conseguindo reconhecê-los. Mas o medo que está por detrás destes medos todos é um só: medo de ser ele mesmo. Ser sincero com aqueles que se ama, para muitas pessoas, não é fácil, pois acredita que se disser a verdade poderá perdê-las.

Continua após publicidade

Mas será que não há medo de destruir uma confiança conquistada ao longo da convivência e que poderá nunca mais ser resgatada? Esquece-se que certas palavras podem se tornar inesquecíveis para quem ouve? Creio que sim.

A verdade deve ser encarada por cada um, em duas situações diversas: como quem fala e como quem ouve. É preciso estar aberto e preparado para falar, mas também para ouvir. Para dizer a verdade não é preciso ser agressivo. Por mais que algumas verdades possam machucar, uma verdade vale mais que mil mentiras. É importante sempre ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, de quem está recebendo a mentira. Quem demonstra não estar preparado para a verdade é apenas quem mente.

Diante de tudo isto, quem mente demonstra que valores como amizade, cumplicidade, integridade, ética, caráter e confiança, que são os verdadeiros alicerces das relações humanas, não são importantes e valiosos como deveriam ou poderiam ser. Vale pensar e refletir nas consequências antes de fazer algo que o levará a mentir.

Em qualquer situação, a verdade, tanto de quem fala, quanto de quem ouve, só é adequada para quem está preparado para crescer. Espero que você esteja!