Que tipo de homem você é?

Por Arlete Gavranic

Os papéis de homem e mulher passam por inúmeras mudanças nos aspectos sexual, afetivo, econômico e social.

Continua após publicidade

Boa parte das mulheres não necessita mais de um homem como provedor. Resultado de uma pesquisa apresentada pela agência de publicidade Burnett, na última edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes, aponta que 51% dos homens no mundo reclamam não ter um papel definido na sociedade. No Brasil essa queixa atinge 53% dos homens.

Eles não conseguem saber o que a mulher e a sociedade esperam deles: como devem se comportar, se vestir, seduzir, pois vivem receosos de serem taxados de fracos, feminilizados, repressores e machistas.

Que tipo de homem você é?

Homem pós-moderno

Continua após publicidade

Aprecia e deseja o belo, a arte, a culinária… Não se ofende em dividir ou fazer sozinho as atividades domésticas.

Aceita as conquistas femininas, é sensível e cultiva o prazer: um bom vinho, uma boa música, uma massagem estimulante dos sentidos, roupas elegantes e carros up-to-date.

No sexo gosta das preliminares, de experimentar o novo e até mesmo de uma troca de casal.

Continua após publicidade

Metrossexual

Ele é homem e heterossexual. Esse cara diferente, pode ter todos os traços do homem pós-moderno, mas possui uma vaidade apurada. É freqüente sua presença em clínicas de estética e cirurgia plástica. Faz tratamentos em busca de um sorriso perfeito, manicure e pedicure, tintura para cabelos, depilação, lentes de contato e cremes anti-rugas. Tudo isso pode fazer parte da rotina de vida de quem valoriza e busca o ideal de juventude.

Muitas pessoas ainda questionam sua masculinidade e sua orientação sexual, pois a vaidade masculina até pouco tempo atrás era uma preocupação manifestada pelo público homossexual masculino.

Sexualmente pode se mostrar um parceiro que valoriza a aparência e o charme da sedução de sedas, lingeries e corpos bem esculpidos. Adora sentir-se admirado. Mas há um cuidado que precisa prestar atenção, é que ele pode se pegar na relação mais preocupado com sua aparência e performance (no espelho!) do que com a parceira em si.

Para muitas mulheres além de dividir os prazeres e afazeres da vida a dois, agora terão que dividir também o espelho, os cremes e a hora marcada no esteticista.

Retrossexual

Ele já não faz mais sucesso entre a maioria das mulheres. É o representante do modelo antigo de masculinidade, onde o homem é o chefe da casa, aquele que sustenta a família e espera reconhecimento e vantagens por isso; principalmente de ser liberado dos afazeres domésticos. Não liga para a beleza e valoriza demais o papel da mãe e da dona de casa.

Alguns até conseguem lidar com a mulher que tem sua vida profissional. Desde que ele sempre ganhe mais do que ela. Sua posição sexual preferida é o papai-mamãe, onde o poder masculino fica por cima.

Para ele é difícil lidar com mulheres que demonstrem seu desejo por sexo, tomando iniciativa ou sugerindo novidades.

Sedento de poder

Segundo o publicitário Tom Bernardim , os 'sedentos de poder' são homens que colocam a carreira e suas conquistas acima de tudo. O que talvez explique o crescente número de homens solteiros por opção em São Paulo, Nova York e Londres. Só pensam em casamento após os 35 ou 40 anos.

Sexualmente também gostam de mulheres bonitas e importantes. Mas é bom ter cuidado, pois um homem que busca poder, não se apaixona com facilidade. Isso pode até ocorrer, mas o que os impulsiona é o seu poder de conquista. Medir forças com o concorrente e ganhar, é para eles o maior tesão.

Patriarca

Pode se parecer um pouco com o retrossexual. Sua maior motivação está centrada na busca de conforto e proteção para a família. Sexualmente talvez ele não seja um amante ardente, mas sim, um companheiro carinhoso com quem se pode contar.

Espero que vocês homens entendam que o que vale não são os modelos vigentes, mas que cada um tenha consciência de seu perfil de masculinidade e faça valer seu estilo pessoal.

Os diversos tipos de homens apresentados pela história

1ª) Caçador da idade antiga
2ª) Cavaleiros com armaduras e espadas
3ª) Homens vaidosos da corte, na idade média, com suas perucas, maquiagens e calças justas
5ª) Elegantes homens de casaca da era vitoriana
6ª) Homens modernos na revolução industrial uniformizados sem muita distinção
7ª) Contemporâneos que cultuaram corpo e desejo ao som do rock dos anos 60, 70
8ª) O tipo workaholic dos meados dos anos 80

Todas essas fases da história têm uma identidade em comum, o poder do papel do homem nas relações sociais e econômicas.