Ansiedade precisa de tratamento?

por Eduardo Ferreira Santos

"Sinto-me ansiosa. Como saber se preciso recorrer a algum tipo de ajuda especializada? Essa ajuda seria de um psicólogo ou psiquiatra?"

Continua após publicidade

Resposta: A ansiedade é um sentimento natural do Ser Humano diante da expectativa de que algo está para acontecer.

O problema é quando esse sentimento, no lugar de se tornar "uma mão que nos empurra para a frente" se torna "um peso no peito que nos paralisa".

Quando não existe, pelo menos conscientemente, um motivo claro que gere essa ansiedade e ela perdura por muito tempo, a Psiquiatria identifica um problema chamado de TRANSTORNO DA ANSIEDADE GENERALIZADA (TAG).

O principal sintoma da TAG é a presença quase permanente de preocupação ou tensão, mesmo quando há poucos motivos ou não existe um motivo. As preocupações parecem passar de um problema para outro, como questões familiares, amorosas, relacionadas ao trabalho, à saúde ou de várias outras origens.

Continua após publicidade

Mesmo quando as pessoas com TAG têm consciência de que suas preocupações ou medos são mais fortes do que o necessário, elas ainda têm dificuldade para controlar essas reações.

Outros sintomas incluem:

– Dificuldade de concentração;
– Fadiga;
– Irritabilidade;
– Problemas para adormecer ou para permanecer dormindo e um sono que raramente é revigorante e satisfatório;
– Inquietação, geralmente ficando assustado com muita facilidade.

Continua após publicidade

Além das preocupações e ansiedades, diversos sintomas físicos também podem se manifestar, incluindo tensão muscular (tremedeira, dores de cabeça) e problemas de estômago, como náusea ou diarreia.

Portanto, o melhor caminho é procurar um psiquiatra e psicoterapeuta que poderá diagnosticá-la ou não com esse transtorno e lhe propor a terapêutica mais eficaz, geralmente psicoterapia associada a medicações específicas.