Como praticar jump em casa?

por Simone Sarti

"Comprei um minitrampolim para praticar jump em casa. Você tem alguma dica? – enviado por uma leitora"

Continua após publicidade


Prática de jump aumenta condição cardiovascular

Resposta: O minijump, ou minitrampolim (foto) é usado na maioria das vezes, para exercícios aeróbios, proporcionando grande trabalho cardiovascular.

O exercício fica mais motivante se acompanhado por música e coreografado, como é feito nas academias, mas em casa você pode optar por movimentos mais simples para poder também aguentar mais tempo se exercitando sobre o trampolim. O principal efeito do treinamento é o aumento da condição cardiovascular e um aumento da força muscular dos membros inferiores. O gasto calórico aproximado é de 400 a 600 calorias/hora, apesar dessa conta, depender de muitos fatores, inclusive da força utilizada para empurrar a superfície elástica.

Aliás, é importante saber que grandes saltos devem ser evitados. Essa modalidade tem como característica, ao contrário, “empurrar” a superfície elástica para baixo através da forte contração dos membros inferiores. Diferente da cama elástica, onde o objetivo são justamente os saltos maiores.

Continua após publicidade

Durante o trabalho aeróbio é melhor usar um tênis com solado uniforme. Aqueles de corrida, com a parte do calcanhar mais alta, não são os mais indicados, pois podem provocar desequilíbrio. No final, faça os alongamentos descalço, sobre a superfície elástica, para trabalhar a musculatura dos pés e a propriocepção – consciência da posição do corpo.

Use roupas adequadas, tops reforçados e para os homens, sungas com suporte extra.

Alguns modelos de minijump vêm com as molas aparentes, mas você pode comprar a capa protetora das molas, evitando assim que se machuque ou enrosque parte das roupas nessas molas laterais.

Continua após publicidade

Enfim, o mais importante é fazer os exercícios corretamente, por isso minha sugestão é sempre que se contrate um profissional para lhe dar ao menos as primeiras aulas, até que você possa fazer sozinho na sua casa utilizando os movimentos mais corretos e seguros.

Faça também uma avaliação prévia, pois apesar de ser uma atividade muito gostosa, tem algumas restrições como por exemplo pessoas com instabilidade articular, alguns problemas de coluna, patologias cardíacas ou até uma labirintite não medicada. Nesses casos, a atividade pode oferecer riscos.