Uso inadequado de mochilas pode causar sérias lesões nos ombros

Da Redação

Com a volta às aulas, volta também a atenção dos pais ao peso da mochila das crianças. O que levar à escola, e como levar é um dilema que há tempos os pais enfrentam. Porém, é um cuidado que deve ser redobrado a cada ano, para que possam ser evitadas lesões e também para não torná-las uma doença crônica.

Continua após publicidade

Pesquisadores do Cincinnati Children's Hospital, nos Estados Unidos, analisaram que crianças que dão entrada no pronto socorro do hospital e verificaram que 23% delas tinham queixas causadas pelo uso inadequado da mochila. Esse número não se restringe apenas a lesões na coluna e sim a 19 tipos de lesões no ombro. Pesquisa realizada em São Paulo (SP), indica que a porcentagem é de 9% nas crianças em idade escolar, mas com a volta às aulas, esse número aumenta em 15%.

A maneira de carregar, erguer ou retirar a mochila das costas também deve ser supervisionada. Se comparada a bolsas de uso lateral, a mochila tem uma melhor aceitação, pois distribui o peso dos objetos pelos músculos e abdômen. Porém, se estiverem com peso acima do recomendado, podem causar um grande mal à saúde dos ombros das crianças.

Segundo ortopedista Sérgio Xavier, o mau uso da mochila pode ocasionar dor muscular, ferimentos abrasivos e problemas para a coluna ."Crianças podem sofrer danos na coluna vertebral ao carregar uma mochila muito pesada. O peso pode afetar as articulações, influindo no desenvolvimento dos pequenos. O ideal é que a bolsa não pese mais de 10% do peso corporal da criança e que tenha duas alças para não haver sobrecarrega de apenas um ombro", explica.

Muitos pais optam então pelo uso de mochila com rodinhas, porém, se puxadas de maneira inadequada, os riscos são os mesmos. "A alça do carrinho tem que ter a altura adequada para a criança, e o peso também não pode ultrapassar a porcentagem desejada, senão o esforço que é feito causa lesões tão sérias quanto ao carregar nas costas", orienta.

Continua após publicidade

Os pais devem ficar atentos para qualquer reclamação do filho. Ao primeiro sinal de dor devem levá-lo ao médico especialista para uma melhor avaliação. Vale também observar se o que ele leva na mochila é realmente essencial para as tarefas daquele dia.

Lesões mais comuns

– Dor muscular

Continua após publicidade

– Ferimentos abrasivos

– Alterações posturais

– Fadiga

– Irritabilidade

Prevenção de lesões

Para eliminar a possibilidade do seu filho adquirir uma lesão, siga as seguintes dicas:.

– As mochilas devem ter duas tiras para distribuir o peso da melhor forma;

– As tiras devem ser preferencialmente acolchoadas e ajustadas de forma que a mochila fique rente ao corpo;

– A largura da mochila não pode ser maior que o dorso da criança;

– Não deve ultrapassar a cintura da criança.

– Dê preferência para mochilas com poucos bolsos. A diversidade de compartimentos pode ser um atrativo para carregar objetos inúteis.