Monges Shaolin utilizam técnicas de yoga

por Nicole Witek

O filme "7 am Arivu" mostra iniciação de monges com técnicas de ioga elaboradas há mais de 3 mil anos “7 am Arivu” muito provavelmente não entrará nos cinemas no Brasil.

Continua após publicidade

Trata-se de um filme em tâmil, idioma falado no sul da Índia. A película promove um pequeno trecho da história e da cultura desse povo.

Porém, se você tiver a oportunidade, vale a pena assistir. Você fará descobertas interessantes com relação às origens do yoga.

Para muitos leigos, será uma descoberta muito importante de se realizar, pois o Budismo, cuja expansão foi feita principalmente no Norte da Ásia (China, Japão, entre outros países), vem da Índia.

O Budismo é a quarta religião do mundo. A primeira é o Cristianismo, a segunda o Islamismo e a terceira o Hinduísmo. O Budismo surgiu na Índia por volta do quinto século a.C. .

Continua após publicidade

Na Índia, o Siddhartha Gautama foi um príncipe que renunciou ao seu cargo para buscar a verdade e libertar-se do sofrimento humano. Dessa busca nasceu o Budismo.

Da mesma forma, a fama dos monges Shaolin vem de uma pessoa só: Bodhidharma, um monge da região sul da Índia, chamada Kerala, que veio para China em 527. Ele revolucionou o mosteiro com sua vontade de ajudar os monges a obter uma concentração melhor e uma qualidade de meditação perfeita – introduziu o ensino das técnicas de yoga. Assim, o mosteiro se tornou o templo Shaolin, berço de todas as artes marciais. Karatê, Kung Fu e Taekwondo vêm da mesma origem.

Na China, Bodhidharma é chamado de Da-mo que praticava o Kalaripayat.

Continua após publicidade

Temos pouco acesso aos filmes que vêm da Índia, e também pouco conhecimento dos fatos, lendas, assuntos que se relacionam com a história da Índia. Porém, assisti em uma aeronave da Emirates, ao filme “7am Arivu”. Esse filme é em tâmil, idioma da região do Kerala, e acende uma luz sobre uma figura extraordinária da história dessa região.

Ele nos mostra como o Bodhidharma ou Da-mo inicia os monges usando técnicas elaboradas há mais de 3 mil anos na floresta desse estado na ponta Sul da Índia. Literalmente Kalaripayat quer dizer “pai de todas as artes marciais”.


Kalaripayat: essência das artes marciais modernas

O Kalaripayat (foto acima) pode ser considerado como o ancestral das artes marciais porque possui três riquezas fundamentais:

1 – técnicas para manter a vida através de um sistema que promove longevidade e saúde;

2 – técnicas de meditação e evolução espiritual;

3 – finalmente, técnicas defensivas que justamente têm como finalidade a proteção da vida humana sob todas as formas e com todas as armas, das mãos até bastão e espadas.

O Kalaripayat tem como finalidade a promoção da vida. Figura como ciência médica e sua origem é um tratado escrito em folhas de palmeiras: o “Marama Sutra” que descreve os 108 pontos vitais do corpo e as técnicas de respiração controlada que permitem carregar o corpo e o lapidar para ser imbatível.

Assim como o Budismo, o Kalaripayat faz parte dos tesouros transmitidos pela Índia. O Kalaripayat é a essência das artes marciais modernas, do Judô até o Tai Chi Chuan!

Mesmo que seja considerado como uma luta, o Kalaripayat tem a finalidade de não violência e de defesa. O seu treino é um verdadeiro condicionamento com a única finalidade de proteger a vida por meio de um sistema de cura completo, do movimento e da massagem com óleo. Podemos até dizer que trata-se de um caminho para a autorrealização, uma via para viver plenamente sua humanidade.

Derivado do yoga, podemos dizer que o Kalaripayat é um método esotérico, não é para ser divulgado para qualquer um. Tudo que se pratica é extremamente preciso, econômico, exigindo a participação de todas as camadas (koshas) do ser humano:

– física: trabalho com músculos, todos os sistemas e órgãos do corpo;
– mental: pelo trabalho da atenção, concentração e meditação;
– emocional: porque pede também o domínio sobre as emoções;
– energética: na medida em que as técnicas do controle da respiração visam o fortalecimento completo do ser.

No início, diz a lenda, Da-mo só queria que os monges fossem mais capazes de meditar com plena atenção: ele ensinou o condicionamento físico e as técnicas de yoga herdadas desde a origem (5000 anos a.C).

O filme “7am Arivu” por ser uma mescla de história, lenda, pura ficção científica, *suspense medical e danças “tipo Bollywood”, leva nossa atenção sobre as origens do Kung Fu, do Wu Shu e acende mais uma luz sobre a herança que vem do yoga.


Monges Shaolin utilizam técnicas de yoga

Hoje existem mais ou menos trinta escolas que acolhem 40 mil crianças. A maior e a mais antiga conta com 4 mil alunos – meninos e meninas – que vêm até da Mongólia ou da China do Sul para serem treinados e, finalmente, selecionados como monges soldados ou, se forem excelentes, entrarem como monges no famoso templo Shaolin, cuja origem vem do yoga, diz a lenda…

Acredite… se quiser!

* Thriller num contexto de medicina.