Acnes, cravos e espinhas podem ser tratados pela MTC?

por Jou Eel Jia

Acnes cravos e espinhas são resultantes do desequilíbrio da energia do fígado, baço-pâncreas e pulmão. Em geral ocorrem na puberdade e adolescência ou nos processos de alteração hormonal.

Continua após publicidade

Através da acupuntura pode-se equilibrar a descompensação dessas energias, reduzindo o surto dessas erupções da pele.

A MTC considera essas lesões como um sinal da presença de calor interno. Ou seja, excesso de hormônios de estresse interagindo com alterações hormonais respectivamente masculinas e femininas (testosterona e progesterona). Com a ação da acupuntura pode-se controlar a secreção desses hormônios, regulando essas alterações hormonais.

Dietoterapia

A dietoterapia na MTC inclui a presença de alimentos que eliminam esse calor interno tais como: melancia, melão, mamão e água de coco. Alimentos como frituras, gorduras e chocolate podem gerar calor interno e piorar a pele.

Continua após publicidade

Fitoterapia

O uso de fitoterapia nos locais de lesão também pode aliviar a oleosidade e promover maior cicatrização da pele. Pode-se aplicar espinheira santa, salvia e camomila. Para a alicação desses três chás cozinhe de um a dois minutos, deixe esfriar e aplique em forma de compressa na pele de três a quatro vezes ao dia.

Para uso interno pode-se tomar chá de cavalinha cabelo-de-milho, chá de oliveira e o próprio chá verde, pois ajudam a eliminar a presença desse calor interno do organismo. Use dois punhados em um litro de água o que equivale a duas colheres de sopa de cada um dos chás e faça a infusão, isto é ferva a água coloque os chás, tampe, desligue o fogo e aguarde esfriar, tome durante o dia entre 4 e 5 vezes.

Continua após publicidade