Os alimentos segundo os cinco elementos

por Jou Eel Jia

No artigo anterior – clique aqui e leia – publicamos as cinco formas de movimentos da energia da natureza representados por Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Segundo a MTC, representam tudo o que existe no universo, ou seja, a interação entre o micro e o macrocosmo.

Continua após publicidade

Portanto, esses cinco elementos estão intrinsecamente ligados à nossa personalidade e à nossa alimentação. Por essa ótica, a MTC considera que o ambiente, nosso estado físico e emocional em relação ao mundo e a nossa personalidade vão influenciar no que desejaremos comer. Neste texto apresentarei os alimentos segundo estes cinco elementos, já que no anterior só especificamos os sabores – amargo, doce, azedo, salgado e picante – sem exemplificar quais seriam esses alimentos.

Elemento Madeira

Esse elemento representa a oscilação de temperatura, onde ocorrem patologias como a alergia; representa também a TPM, climatério, problemas nas articulações e ligamentos musculares.

Em relação ao estado emocional pode ocorrer alteração do humor e irritabilidade.

Continua após publicidade

Dietoterapia

Vegetais: vagem, tomate, ervilha, salsa, alho-poró, alface e espinafre

Frutas: maçã, abacaxi, kiwi, ameixa e tangerina

Continua após publicidade

Carnes: fígado de galinha, de boi e de ganso

Refogado de ervilha com espinafre é um bom prato

Elemento Fogo

Representa a força transformadora que gera ansiedade e aquece o organismo; fortalece também a energia do coração. Portanto, esses alimentos são indicados para problemas do sistema circulatório, taquicardia, ondas de calor, bem como edemas, inchaço, aperto no tórax e até mesmo a insônia.

Em relação ao estado emocional e mental são indicados para nervosismo, irritabilidade e perda de memória.

Dietoterapia

Vegetais: beterraba, couve e aspargo; aveia, trigo, noz-moscada; chicória, acelga

Carnes: vermelha grelhada sem gordura

Segundo A MTC, a gordura só faz mal se a energia do coração estiver alterada. Caso contrário essa gordura fará bem, pois dependemos dela para síntese hormonal e como fonte de energia. Ou seja, se você estiver agitado e ansioso com certeza essa gordura irá congestionar suas artérias e veias, caso contrário, ela será metabolizada e fará bem ao organismo.

Elemento Terra

Representa a força nutritiva e as perturbações que costumam aparecer ligadas ao frio e à umidade, como o resfriado. Está ligado também aos problemas intestinais como gases e flatulências, sensação de enjôo, pode aparecer acidez na boca como afta e problema do tecido conjuntivo, reumatismo e tendência à obesidade.

Dietoterapia

Vegetais: erva-doce, alface americana que é adocicada, ervilha – aquela que vem dentro da casca

Frutas: tâmara, pêra, nozesCarnes: carne bovina e carne de vitela, lombo

Elemento Metal

Esse elemento representa (agrega) energia, portanto está ligado à sensação de fadiga cansaço e problemas nas vias respiratórias como a asma, bronquite, eczemas, coceiras e erupções da pele.

Na alteração do humor: depressão

Dietoterapia

Folhas picantes: agrião, rúcula, aipo, cebola, aipo, alho, rabanete e mostarda

Carnes: galinha fortalece a energia do pulmão: ex: canja de galinha

Elemento Água

Representa a energia do frio, está ligado às doenças de friagem, problemas no ouvido, como a dificuldade em escutar, dor na coluna vertebral, enfermidades das vias urinárias, infecção da bexiga e cálculos renais.

Está ligado ao estado emocional de angústia, temores e pânico.

Dietoterapia

Vejetais: berinjela, cenoura, cevada e soja

Peixes: linguado, cavala, enguia e lula

Frutas: ameixa e abacate