Dor nas costas: acupuntura é mais eficaz que tratamentos convencionais

por Jou Eel Jia

Estudo realizado pela Universidade de Reagensburg, em Bad Abbach (Alemanha), demonstra que a acupuntura parece ser mais eficaz que tratamentos convencionais contra a dor nas costas.

Continua após publicidade

Segundo a pesquisa, a acupuntura dá aos médicos uma opção promissora e eficiente contra a dor nas costas crônica, com poucas contra-indicações.

Não só o alívio da dor de coluna, mas enxaqueca e cólicas têm uma ação mais rápida que a alopatia. Isso já é fato consumado.

Dependendo da patologia, a ação de analgésicos e anti-inflamatórios não chegam no ponto dolorido. Isso ocorre porque em áreas mais profundas, onde se tem um processo degenerativo, o antiinflamatório não age.

Já as agulhas conseguem atingir com precisão o ponto, e liberam endorfinas – morfina biológica. Isso faz a pessoa tolerar melhor a dor, até alcançar o efeito de analgesia.

Continua após publicidade

Porém o diagnóstico e fundamental, pois cada caso é um caso. Quando se faz um diagnóstico preciso o alívio é imediato.

Independente do local, é feita também a acupuntura sistêmica, aquela que atua diretamente nos meridianos ou "canais de energia" específicos situados ao longo do corpo humano. Ou seja, é feita uma combinação entre as duas técnicas: aplicação das agulhas nos pontos doloridos e acupuntura sistêmica.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade