Dores na coluna estão ligadas à postura de vida

por Jou Eel Jia

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), dores na coluna estão muita ligadas à postura de vida. A coluna atua assim como um órgão de choque, onde é descarregado todo o estresse, provocando contratura muscular, dores difusas, hérnia de disco e até pinçamento de nervos.

Continua após publicidade

Outra causa de dores na coluna é proveniente do traumatismo mecânico provocado ao carregar excesso de peso ou por uma contusão numa partida de futebol, tênis, etc. A causa pode ser por falta de alongamento, de elasticidade e de fatores climáticos, como frio e inverno. No frio há uma maior incidência de dores de coluna (lombalgia) e torcicolo.

A idade também é um fator que pode provocar dores na coluna. Isso acontece normalmente a partir dos 50 anos, com a degeneração óssea e formação de artrose; além de fatores reumáticos é claro.

E por último temos a síndrome mista que é provocada por um desses fatores ou mais. É preciso identificar essas etiologias (causas) e eliminá-las. Por isso é necessário examinar o paciente e diagnosticar qual é o órgão de choque. Dor ciática (dor no nervo ciático na perna), por exemplo, é uma das manifestações da patologia na coluna – vide texto consulta e diagnóstico na MTC – clique aqui e leia.

Muitas vezes tratar só a dor de coluna não adianta. Uma pessoa com problema de artrose pode sentir alívio da dor após algumas sessões de fisioterapia, e quando pára de fazê-las, pode haver reincidência em função de estresse, friagem, etc.

Continua após publicidade

A MTC através de um procedimento holístico, examinando a interação entre fatores externos (ambiente) e internos busca o tratamento adequado para equilibrar o organismo.