Dor nas costas? Saiba as causas

por Jou Eel Jia

Grande parte da população sofre de dores na coluna e nas articulações; 60% das pessoas já sofrem e 40% ainda terão dores.

Continua após publicidade

Muitas vezes é por uma postura inadequada no trabalho, por fazer as refeições num local inapropriado, que não a mesa de jantar.

A falta de alongamento antes de fazer exercícios físicos também pode provocar contusões musculares.

Estresse é a principal causa

Porém, o mais comum é realmente o estresse, porque a pessoa não percebe que está com tensão nos músculos. Está tensão deixa os músculos retesados, assim um movimento brusco pode até provocar uma torção na coluna.

Continua após publicidade

Na Medicina Tradicional Chinesa quando você tem uma estagnação de energia, você faz com que a área estagnada fique mais vulnerável, por isso um movimento brusco pode provocar lesão.

A tensão é o principal porque o processo de estresse faz com que a energia do organismo fique mais sensível. Por isso, tenha uma atitude positiva e otimista para baixar o nível de estresse.

Clima

Continua após publicidade

O fator climático como o tempo muito úmido e com variações abruptas da temperatura provocam a alteração da circulação de energia e a formação de umidade no nosso organismo. Isso leva à estagnação de energia e à predisposição para se contundir.

Se você tem uma patologia que estava 'adormecida' como uma hérnia de disco ou uma artrose com dores no joelho, esses sintomas podem voltar em função desses fatores climáticos.

Procedimentos

Ao acordar de manhã não se levante rapidamente da cama, se espreguice lentamente de uma forma bem gostosa, pois isso já é de certa forma um alongamento.

Exercício

Sentado na cadeira, com os braços apoiados no joelho, com a coluna ereta e com uma respiração nasal (lenta e profunda) faça os seguintes movimentos com a cabeça:

Fazer cada posição entre 15 e 30 segundos

– para cima e para baixo;
– vire a cabeça de um lado para outro;
– incline a cabeça em direção aos ombros de um lado para outro;
– faça movimentos circulares no sentido horário e anti-horário.

EXCLUSIVO: Exercícios ilustrados com alongamento e respiração – clique aqui

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento