Férias podem causar estresse ‘bom e ruim’

por Jou Eel Jia

A ansiedade é inerente é ao o ser humano para que ele possa realizar suas conquistas materiais e espirituais. Podemos dizer que o ser humano é movido pela ansiedade. Essa ansiedade pode ser boa ou ruim. Ela é ruim quando causa distúrbio mental como neuroses, angústias… e acaba causando doenças, principalmente as psicossomáticas. Isso porque o excesso de ansiedade leva à angústia e pode desenvolver pressão alta, taquicardia, contratura muscular como o torcicolo, distúrbios digestivos como gastrite e úlcera.

Continua após publicidade

A ansiedade causa estresse em três níveis.

Estresse 'bom' ou motivacional

Esse é o chamado estresse motivacional, acontece quando você quer viajar em férias, comprar um carro, ou tem uma tarefa a cumprir, como esta entrevista que estamos fazendo aqui. Enfim, é o estresse que nos ajuda na realização de grandes conquistas.

Chás calmantes para fase motivacional

Continua após publicidade

– Chá de valeriana, chá de melissa

Longa espera nos aeroportos causa estresse de resistência

Quando o estresse motivacional dura muito tempo, o nível de ansiedade fica alto e passamos a ter o estresse de resistência.  Esse estresse acontece quando, por exemplo, você vai sair em viagem de férias e surgem problemas, como esses enfrentados atualmente nos aeroportos brasileiros.   

Continua após publicidade

Inicia-se um distúrbio no sistema parassimpático que atua inclusive durante o sono, que passa a funcionar mal. Esse sistema controla a sudorese, a função digestiva e aparecem então os sintomas de estresse como: dormir mal, olheiras, queda de imunidade, aftas, herpes, gripe, alergia, rugas de expressão – a pessoa estressada franze a testa. Esse estresse de resistência pode durar até mesmo anos. Exemplos: problemas na vida conjugal, no trabalho, na tentativa de passar no vestibular…   

Na fase de resistência surgem cansaço, letargia, preguiça muita desconfiança (como no ambiente de trabalho, por exemplo), insegurança e memória fraca. Por isso, não se deve tomar uma decisão importante nessa fase, porque a pessoa não está se sentindo segura. Isso pode acontecer na vida profissional, por exemplo, a pessoa insatisfeita no trabalho, resolve mudar de emprego, se ela estiver num estresse de resistência, poderá se arrepender mais tarde.

Chás para a fase de resistência

Recomenda-se chá de cava-cava, erva de São João e maracujá.

Estresse de exaustão

Nesse nível de estresse acontece a queda de energia do rim, descompensação da energia do fígado, aparecem as doenças psicossomáticas graves, queda de cabelo,  enxaquecas violentas, artrite, doenças auto-imune, impotência, pressão alta, angina e até mesmo enfarto.  A pessoa se torna extremamente sensível, pode ter crises de choro, raiva, revolta, depressão e autoestima rebaixada.

Na fase de exaustão o recomendado é consultar um médico.