Disposição de móveis e objetos influenciam a mente

por Jou Eel Jia

Feng Shui é a filosofia chinesa que busca a harmonia dentro do ambiente, através dos cinco elementos também chamados de ‘cinco energias' ou ‘cinco movimentos’: água, madeira, terra, fogo e metal. A tradução do termo é (Feng) vento e (Shui) água.

Continua após publicidade

Sendo assim, o Feng Shui traz o conceito de mutação e impermanência e representa o equilíbrio das pessoas em relação ao mundo exterior, está conectado ao ambiente físico e ao nosso mundo interior, mente e emoções.  O estímulo externo resulta numa variação emocional interior.

Por isso o Feng Shui ensina a gente a lidar com o ambiente onde vivemos e trabalhamos para melhorar nossa própria vida. Ou seja, o Feng Shui através da impermanência e da mutação ajuda a achar o caminho através do fluxo da energia chi – a energia vital ou consciência.

Na prática é muito simples: quando a nossa cabeça está bagunçada, isso se reflete no ambiente que também fica bagunçado e isso gera um ciclo vicioso.  A mente desorganizada reflete essa reprodução no ambiente que, por sua vez, reproduz uma desorganização mental.

Quando a energia da pessoa é mal direcionada, a conseqüência é essa bagunça, que irá refletir nas relações interpessoais e no ambiente de trabalho.

Continua após publicidade

Os cinco elementos do meio ambiente atuam diretamente sobre o nosso corpo. Por exemplo: a energia do fogo representa a energia do coração; a terra representa a energia do pâncreas; a água a energia do rim; o metal a energia do pulmão e a madeira a energia do fígado.  

No território das emoções basais (princípio) ou primitivas o fogo é ligado à alegria e à ansiedade; a terra ao pensamento e defesa; a madeira ao cólera é à raiva.

A água representa o medo, quando constante, pode ser devido à desorganização da casa. Pode ser que um aquário em casa ajude a desaparecer com esse medo. Já  o metal está ligado à tristeza, depressão e melancolia. Uma pessoa triste pode estar com falta de metal no ambiente ou nela.

Continua após publicidade

As cores e as formas exteriores podem influir indiretamente na energia da pessoa. Portanto, para utilizar o Feng Shui como no caso do I Ching –  clique aqui e leia – você tem que ter a mente aberta.

A disposição dos móveis e objetos de trabalho são muito importantes e podem influenciar nossa consciência interior.  Ou seja, uma mudança radical na casa ou no escritório, pode mudar o comportamento da pessoa, porque altera a energia chi do local. Um móvel ou cadeira num local de passagem, impede o livre fluxo da energia chi que fica estagnada. 

A filosofia do Feng Shui traz centenas de exemplos. Na cozinha o fogão e a pia não devem estar próximos, pois geram desarmonia no ambiente por serem antagônicos, um representando a água e outro o fogo. Numa empresa se a parede do cofre estiver ligada ao banheiro, não é bom, pois o banheiro pode 'descarregar' a riqueza da empresa.

O humor e o estado emocional podem ser influenciados por um objeto externo e como a Medicina Tradicional Chinesa se baseia nesse principio, pode influenciar o fluxo de chi no meridiano – canal onde circula a energia.  

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento