O que é o Lien Ch’i e quando aplicá-lo

por Jou Eel Jia

Faz parte da Medicina Tradicional Chinesa treinar o fluxo de nossa energia, chamada pelos chineses de Ch'i, e treinar a nossa consciência, ou seja, treinar o Lien. Portando, esse é o objetivo do Lien Ch'i, desenvolver a energia e ampliar a consciência.

Continua após publicidade

Quando o nosso C'hi está estagnando e não flui perturba a nossa consciência e o nosso bem-estar, gerando o processo de adoecimento. Por isso o Ch'i equilibrado melhora nossa fisiologia orgânica e aumenta nossa imunidade. Com isso a pessoa tem uma vida mais saudável e equilibrada.

O Lien Ch'i é composto por 28 movimentos divididos em três partes.

1ª parte

É uma forma de meditação com oito movimentos de harmonização e equilíbrio. Os oito movimentos são realizados de forma harmoniosa e suave; visam "ativar" o circuito de circulação energética do organismo (meridianos), proporcionando sensação de bem-estar físico e mental.

Continua após publicidade

Vou fazer aqui analogia a uma casa que precisa ser preparada para receber uma visita. A primeira parte do Lien Ch'i equivale a fazer uma bela faxina na casa.

2ª parte

A segunda parte é formada por 16 movimentos expansivos que fortalecem músculos e ligamentos (tendões), fazendo com que a energia se expanda. Esses movimentos têm como características o vigor, a rapidez e a agilidade, visando acelerar circuitos de energia, aumentar a performance e desempenho de captação de "Ch'i". Essa expansão de energia fortalece a nossa energia espiritual. Equivale a colocar os móveis na casa, quadros…

Continua após publicidade

3ª parte

Na terceira parte o Lien Ch'i trabalha o acúmulo dessa energia tornando a pessoa com a capacidade de curar os outros e tem quatro movimentos. Enfim, é o momento em que se pode receber a visita em casa.

Um massagista com energia acumulada pode curar os outros através do C'hi. Na prática, é como se fosse uma acupuntura com as mãos, coloca-se a mão na pessoa manipulando pontos específicos – meridianos – com movimentos específicos. Nesse trabalho capta-se a energia debilitada e se dá um suporte melhorando a energia da outra pessoa. Se o massagista não tiver feito um trabalho de autopreservação, com objetivo de acumular energia, tende a ficar cansado, após desenvolver o trabalho no paciente.

Aplicação

É aplicado principalmente nas doenças psicossomáticas; pois a manipulação com os dedos nos pontos de acupuntura – meridianos-, regulam tanto os distúrbios físicos como emocionais. Só para citar um exemplo, se atuar no meridiano do rim, poderá curar suas deficiências.

Pode-se manipular pontos meridianos conjugando um trabalho com os dedos e com as agulhas. Usam-se as mãos também quando o paciente tem medo de agulha.