O que a MTC recomenda para tratar da obesidade infantil?

por Jou Eel Jia

A MTC considera o excesso de peso consequência de uma disfunção fisiológica e energética do organismo.

Continua após publicidade

Aliado a esses fatores as crianças em fase desenvolvimento têm de se adaptar a fatores externos como disiciplina, cobranças na escola e dos pais. Essa sensibilidade emocional gera aumento da energia yang do fígado, que pode provocar alteração da energia do baço-pâncreas – responsável pela digestão e pelo metabolismo. Assim a criança acaba comendo mais como forma de compensar suas angústias.

A energia yang do coração também aumenta com essa pressão de ordem emocional, esse anseio também se converte em compensação alimentar. O aumento da energia yang do fígado leva à inquietude e à irritabilidade manifestando-se como ansiedade.

Com toda essa alteração no organismo fica fácil acumular mucosidade, que os ocidentais chamam de obesidade. Assim o excesso de peso é uma consequência da disfunção energética no baço-pâncreas.

Alguns distúrbios da energia renal podem levar à descompensação da energia do fígado e do baço-pâncreas, reforçando o surgimento da obesidade, conhecida na medicina ocidental como doença metabólica congênita.

Continua após publicidade