Mulheres entre 25 e 35 anos têm dificuldade em encontrar parceiro amoroso e manter relação

por Valéria Meirelles

Será que as mulheres de sucesso conseguem constituir família?

Continua após publicidade

Resposta: Vou lhe responder: sim, as mulheres conseguem constituir família, ainda que seja mais trabalhoso. Nas mulheres entre 25 e 35 anos, as demandas da carreira podem dificultar o encontro de um parceiro amoroso bem como a manutenção da relação. É um assunto delicado e aí pegaremos um outro caminho, que é mais recente e que envolve questões ligadas ao mundo profissional, mais demandas de carreira, competitividade, que está cada dia mais intensa.

Tenho observado em meu consultório: jovens mulheres competentes, em ascensão profissional que mal encontram tempo para uma ginástica, pois trabalham 12/13 horas por dia.

Ano passado fiz quatro workshops em meu consultório com o sugestivo tema: 'Mulher mais ascensão profissional, esta conta dá sucesso ou solidão?'

Os resultados foram interessantes, começando que muitas mulheres me ligaram pedindo informações, mas não tinham tempo para participar. Com aquelas que participaram (casadas e solteiras), a solidão surgiu como algo difícil de se administrar e era comum para todas. Apesar da importância da carreira em suas vidas, a centralidade de seus desejos repousa no encontro de alguém com quem possam partilhar e construir uma vida em comum, ainda que não necessariamente uma família. Enquanto este 'homem-príncipe' não vem, não se percebem felizes e muito satisfeitas com o sucesso profissional.

Continua após publicidade

Já em minha dissertação de mestrado entrevistei mulheres de carreira, de várias profissões: médica, administradora, pedagoga, engenheira, entre outras, casadas há pelo menos dez anos, que conseguiram conciliar carreira, família e casamento. E todas se esforçaram um bocado além de contarem com a participação e ajuda dos maridos. E mostravam-se felizes. Sugiro que leia o clássico The Seasons of a Women´s Life, de Daniel Levinson, é ótimo e mostra uma pesquisa que fez com mulheres de carreira.

Valéria Meirelles: psicóloga, psicoterapeuta e Mestre em Psicologia Clínica

Atenção!
Esse texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como um atendimento

Continua após publicidade