Qual é a diferença em estar apaixonada na adolescência e aos 40?

por Rosemeire Zago

Resposta: Estar apaixonada, seja em qualquer idade, faz com que nos sintamos vivos e diante de tal emoção não encontramos nenhuma diferença, mas ela se faz presente é na maneira que conduzimos tal paixão. Com 16 anos não analisamos nossos sentimentos, apenas os sentimos. Mas aos 40, creio que já temos equilíbrio e maturidade emocional suficientes para saber o que poderá nos fazer feliz ou sofrer, pois como dizem, quando nos apaixonamos ficamos cegos e não percebemos muito bem o que fazemos, mas com a maturidade, ainda que apaixonada, você deve ter o respeito por si mesma e saber o que este sentimento está representando em sua vida. Claro que há pessoas que continuam iniciando relacionamentos destrutivos, sem futuro, repetindo assim os mesmos padrões de anos atrás, mas se isso acontece, provavelmente a pessoa não tem autoconhecimento, e por isso não consegue identificar mensagens inconscientes que sua psique (mente) está lhe transmitindo.

Continua após publicidade

É maravilhoso estar apaixonada, porém o importante é saber como conduzir essa paixão para que se transforme em amor e assim tenha continuidade, caso seja isso que ambos queiram.

Tenho 42 anos como buscar um equilíbrio entre corpo, mente, alma e coração?

Resposta: O mais indicado sempre é o autoconhecimento que se obtém com o processo da psicoterapia ou análise, dependendo da linha que se segue.

Outra fonte importante é a yoga e a prática da meditação. Ou seja, todos estes caminhos levam ao seu centro, seu verdadeiro eu, que Jung chama de self. A maior busca e equilíbrio que podemos encontrar, é quando nos aproximamos de nós mesmos. Comece conversando consigo mesma todos os dias, perguntando o que está sentindo e os motivos destes mesmos sentimentos. Se quiser, escreva sobre isso, como se fosse um diário de suas emoções, onde além de lhe permitir desabafar, sem correr o risco de ouvir uma opinião ou crítica indesejada, você estará ajudando sua mente a se organizar. Faça e perceberá a diferença em pouco tempo. Faça também pequenas coisas que gosta, esteja com pessoas que gosta e afaste-se de tudo aquilo que lhe faz sofrer. Com estas pequenas atitudes com certeza você estará mais perto de si mesma e em equilíbrio.

Continua após publicidade

Tenho 38 anos. É normal ter medo de envelhecer?
Como lidar com isso de modo saudável?

Resposta: Sim, é normal, principalmente pela educação e cultura que recebemos, onde o idoso não é valorizado em nenhum aspecto, muito diferente da cultura oriental, onde é respeitado e motivo de orgulho tê-lo por perto.  Mas é importante que você se pergunte do que tem medo, você sabe? Algumas pessoas têm medo da morte, outras de ficarem doentes, dependentes, outras de perder a beleza. E você? O envelhecimento não precisa ser fonte de angústia e sofrimento, mas como parte integrante da vida. Apenas tem medo quem ainda acredita que envelhecer é sinônimo de morte, doença, e ausência de futuro, deixando de acreditar na vida e em seus sonhos. Este já envelheceu, ainda que esteja com 20 anos.

Creio que você deve analisar seus sentimentos e sua vida como um todo no momento presente, pois quem não consegue conviver bem consigo mesmo durante toda a vida, como irá conseguir na velhice? Enquanto uma pessoa acreditar que o externo: como poder, beleza física, sejam atributos necessários e garantidos para uma vida feliz, inevitavelmente sofrerá caso os perca, e isso pode ocorrer em qualquer idade, mas se souber valorizar aspectos mais profundos e internos, revendo seus valores desde agora, poderá perceber que a sabedoria, equilíbrio, serenidade, calma, paz, crescimento, evolução, busca por uma maior espiritualidade, que advém com a maturidade, perceberá que esses valores poderão se sobrepor ao medo, pois por mais que os anos passem, você não se sentirá envelhecendo, muito ao contrário, sentirá toda sua beleza interna que os poucos anos de idade com certeza não conseguiram te proporcionar. Valorize cada dia de sua vida, afaste-se de tudo aquilo que te faz sofrer, e nunca deixe de sonhar! Medo de envelhecer? Quem vai se preocupar com isso com tantas coisas mais importantes para realizar?

Continua após publicidade