Mulher: alterações hormonais influenciam as emoções

Da Redação

A influência dos hormônios no comportamento humano está longe de se limitar à adolescência, principalmente nas mulheres, que estão mais propícias às flutuações hormonais, durante a fase menstrual e também como parte do processo de envelhecimento.

Continua após publicidade

Essas flutuações dos hormônios são responsáveis por oscilações mais suaves ou intensas das emoções – de uma hora para outra, uma mulher pode ir da felicidade absoluta para o mau humor insuportável.

“Todo mês, quando vai chegando a TPM (tensão pré-menstrual), a mulher sente na pele a interferência das alterações hormonais. Nos primeiros 15 dias do ciclo menstrual, o erotismo e a feminilidade ficam mais evidentes. Mas, conforme os dias vão passando, a mulher se torna mais sensível e irritadiça. Essa oscilação de humor acontece devido ao aumento do hormônio progesterona que ocorre na segunda fase do ciclo menstrual”, declara a ginecologista Rosa Maria Neme.

Nesta entrevista a especialista explica como os hormônios afetam o emocional feminino. Rosa fala sobre os sintomas decorrentes disso e como evitá-los.

1) Logo após a primeira menstruação, as mudanças no corpo da mulher podem ocasionar também mudanças comportamentais?

Continua após publicidade

Resposta: As alterações hormonais que ocorrem após a menarca (primeira menstruação) geram não só as alterações no corpo da mulher como também variações de humor. Essas variações tendem a ocorrer mais na época pré-menstrual, conhecida como TPM, e que acontece em geral pela queda abrupta dos níveis hormonais, de estrógeno e progesterona.

2) A TPM dura necessariamente alguns dias antes da menstruação ou há mulheres que mantém o comportamento difícil durante e até depois do processo? Por quanto tempo?

Resposta: Em geral, a TPM acontece antes da menstruação e está relacionada à queda abrupta dos níveis hormonais e que serão responsáveis pela menstruação. Não tende a se prolongar após a menstruação.

Continua após publicidade

3) Quais são os sintomas comportamentais da TPM?

Resposta: Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Os mais comuns são: irritabilidade, alteração de humor, depressão, dor nas mamas, aumento do apetite (principalmente relacionado ao consumo de doces), dor de cabeça e inchaço.

4) Existe tratamento para a síndrome de tensão pré-menstrual?

Resposta: Há desde tratamentos com vitaminas e fitoterápicos até medicações mais potentes, como antidepressivos. Isso dependerá da gravidade dos sintomas. A psicoterapia também pode ajudar bastante.

5) Quando entra na menopausa, a mulher possui mudanças comportamentais? Elas são definitivas ou transitórias?

Resposta: As alterações na menopausa são sempre mais intensas. Em geral, são piores nos primeiros anos da menopausa e tendem a se amenizar com o tempo. As principais mudanças são depressão, irritabilidade, calores noturnos, falta de libido, diminuição da lubrificação da pele e da vagina, dores musculares e articulares.

6) Algum outro fator interfere no humor feminino?

Resposta: Fatores com estresse podem causar picos hormonais incomuns, o que leva a mudança completa do humor feminino.

7) Há como evitar mudanças bruscas no humor feminino? Como?

Resposta: O ideal é manter uma vida equilibrada e realizar exercícios físicos aeróbicos regulares. Sabe-se que a prática dos exercícios, além de aliviar o estresse, mantém os níveis hormonais mais estáveis, evitando as alterações bruscas de humor.

8) Por que dizem que a mulher é mais imprevisível que o homem? A relação dos hormônios interfere nessa questão?

Resposta: Totalmente. O homem não apresenta a variação hormonal durante o mês como a mulher.

Fonte: Dra. Rosa Maria Neme (CRM SP-87844) – A Dra. Rosa Maria Neme é graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1996) e doutorado em Medicina na área de Ginecologia pela Universidade de São Paulo (2004).