Consumo de antidepressivo pode dificultar obtenção de orgasmo?

por Margareth dos Reis

"Tenho 58 anos e percebo que de um tempo para cá tenho muita dificuldade de sentir prazer. O que nunca aconteceu comigo antes. Sou viúva há cinco anos, tenho desejo sexual, mas o orgasmo mesmo tá complicado. Faz dois anos que tomo Lexapro®."

Continua após publicidade

Resposta: Conforme a bula do Lexapro® a interferência na resposta de orgasmo feminino aparece descrita como um dos seus efeitos adversos.

Mas como todos os outros efeitos indesejáveis descritos (mais frequentes durante a primeira e segunda semana de tratamento), a tendência é diminuir em intensidade e frequência durante a sua continuação. No entanto, nenhuma informação é mais importante do que a que você deve receber do(a) seu(sua) médico(a) psiquiatra, que é quem acompanha o seu tratamento e deve ser informado(a) sobre tudo que você percebe a seu respeito durante o uso de medicação.

Ainda na área médica você deve procurar o(a) seu(sua) médico(a) ginecologista para avaliar a influência dos hormônios na sua dificuldade sexual, em especial da testosterona, que é o hormônio da libido. Apesar de você mencionar ter vontade sexual é importante pesquisar em que nível as suas taxas de hormônio estão favorecendo ou não a excitação necessária para a sua satisfação sexual máxima.

Para além desses aspectos, e de igual importância, cabe realçar as mudanças que ocorrem na expressão do desejo sexual ao longo da vida. A busca de novos estímulos e a renovação do repertório sexual, de tempos em tempos, também podem ser decisivos na experiência da elevação do prazer para o alcance do clímax sexual. Não hesite em buscar essas respostas então! Isso, certamente, auxiliará na superação do seu problema.

Continua após publicidade