Mulheres também têm período refratário?

por Margareth dos Reis

"Relaxo e caio num sono longo e gostoso após fazermos amor"

Continua após publicidade

Resposta: A mulher não tem período refratário. Após a ejaculação, os homens ficam fisiologicamente refratários a outra ereção e orgasmo por um período variável de tempo, sendo que o intervalo se alonga proporcionalmente com o avançar da idade.

Já as mulheres durante essa fase possuem a capacidade de responder quase que prontamente a uma estimulação adicional. No entanto, isso não significa ter que continuar respondendo se o desejo foi bem saciado.

O orgasmo corresponde ao ápice do prazer sexual e, o homem, depois dessa experiência, produz um verdadeiro coquetel de neurotransmissores e hormônios que o leva a querer dormir quase que imediatamente, mas muitas mulheres também relaxam nessa fase depois do orgasmo, querendo, às vezes, a mesma coisa que eles. Só que nelas aparece de forma menos evidente. Contudo, apesar das diferenças, quando a relação é satisfatória e bem aproveitada pelo casal, ambos podem aproveitar para cair "num sono longo e gostoso", principalmente, após fazer sexo com amor.