Por que meus namorados tornam-se dependentes de mim?

por Anette Lewin

"Li neste site que, devido à sua sombra, a mulher dependente e submissa pode atrair homens violentos. Minha dúvida é em relação à minha "sombra". Sou uma mulher independente financeiramente, decidida, prática, pouco romântica, e no entanto, atraio homens que se comportam como meus filhos. Como sempre digo, sou o 'macho' da relação. Gostaria de saber por que isso acontece, pois no fundo desejo um homem em igualdade comigo. Mas também gostaria de ser cuidada por esse homem, como todas as mulheres assim desejam numa relação."

Continua após publicidade

Resposta: A "sombra" de uma pessoa são aquelas caracteristicas que ela tem em potencial, mas quase não usa. No seu caso, o lado "sombra" é a passividade, a receptividade, a capacidade de se deixar levar.

Como pessoa que conduz, para você é muito mais fácil dar do que receber. Talvez aí esteja o problema. Muito embora saber receber pareça fácil, para personalidades ativas e controladoras como a sua receber, principalmente cuidados, não é simples não.

Vejamos: para dar você não tem que se modificar. Para receber sim. Quem dá, livra-se de algo. Quem recebe tem que abrir um espaço, ordenar -se internamente e reorganizar o que já tem para deixar entrar o novo.

Talvez você até queira ser conduzida, talvez até queira receber novos conteúdos afetivos, mas não sabe como se faz isso; a passividade necessária para receber é terreno desconhecido para você. Do ponto de vista racional, você deve considerar seus conteúdos melhores do que os que que possa vir a receber e aí se fecha para o novo. Excesso de segurança? Em parte, afinal quem faz muito aprende a fazer bem feito. Mas também tem medo de buscar novas formas de agir ou de sentir, por mais que assim o deseje.

Continua após publicidade

Se esse for seu perfil e, você tem vontade de desenvolver seu lado "sombra". Num primeiro momento, você deve deixar de lado a avaliação do que é melhor ou pior, afetivamente falando. Nesse sentido, troque a palavra melhor pela palavra diferente. Se seu companheiro não tem o melhor para dar, certamente ele tem algo diferente que, mesclado aos seus conteúdos pessoais pode enriquecer você! Equacionando dessa forma talvez você consiga ser mais receptiva. E ao desenvolver a capacidade de receber, possa escolher parceiros que alternem com você os papéis ativo e passivo.

Todos nós temos uma série de capacidades emocionais em potencial e acabamos nos acostumando a usar apenas parte delas. O esforço para desenvolver as outras requer maturidade, consciência e tolerância à frustração. Mas quem está disposto a atravessar esse árduo caminho certamente descobrirá uma vida menos monótona e repleta de sensações diferentes. Dentro ou fora da parceria amorosa.