Mulheres e gays: é perigoso ter um amigo confidente?

por Arlete Gavranic

Por que muitas mulheres dizem que adoram ter amigos gays, ausência de preconceito, identificação?

Continua após publicidade

Homossexuais não são necessariamente afeminados, isso é uma visão estereotipada. Muitas mulheres são ainda bastante reprimidas por seus parceiros no tocante a relacionamentos com o sexo oposto. Assim, essa amizade com um homossexual passa pelo consentimento do parceiro, pois não é sexualmente ameaçadora.

Outras afirmam que podem dividir suas angústias,  raivas e medos com esse ‘amigo’, pois sabe que ele também vive dificuldades de relacionamento com outros homens, e que ele podem até entender melhor esse universo masculino do que elas por fazer parte dele.
 
É um erro não enxergar nessa relação um perigo de traição ou competição. Se sua amizade está centrada na segurança, de não sentir-se ameaçada sexualmente, essa pode ser uma idéia perigosa, pois a bissexualidade, demonstrada por *Kinsey desde a década década de 50, mostra que as orientações homo e heterossexuais puras não são as mais freqüentes e que muitos podem viver em algum momento de sua vida desejos e atrações por ambos os sexos.

Segundo estudos feitos por Kinsey, cerca de 60% dos homens tiveram de alguma forma relações homossexuais, desse aquele homo que se iniciou ou tentou relações hetero umas poucas vezes e viu que não era o que buscava, heteros que experimentaram relações homo, por aventura, em sexo grupal, (swing), com travestis, garotos de programa – mesmo sendo o que penetra – e alguns que para variar tiveram ou têm esporadicamente relações homossexuais. Mais ou menos 25% da população é exclusivamente heterossexual, e aproximadamente uns 15% exclusivamente homossexual.

15%, de pessoas têm atração por ambos os sexos e podem manter relações com ambos em períodos concomitantes ou alternados, uma fase está com uma parceria hetero, depois em outra com uma parceria homo. 

Continua após publicidade

O leitor pode achar estranho citar aqui uma pesquisa feita há meio século, mas Kinsey foi um revolucionário em suas pesquisas para época e, ainda hoje, suas descobertas continuam atuais. Naquela época já existiam travestis e garotos de programa, mas não tão comercializados como hoje. Casas de swing são uma realidade de hoje que precisa ser citada, pois muitos caras vão a essas casas, fazem troca-troca e não assumem isso como experiência homossexual.

No Brasil, estudo recente da ginecologista Jaqueline Brendler (Associação mundial para a saúde sexual), acompanhou 80 casos de homens, onde 32 deles mantinham relacionamentos bissexuais simultaneamente, e que nesses casos, 65% das parceiras nem sequer desconfiavam da bissexualidade de seus parceiros.

Então vamos lá, amizade é afinidade, afeto e confiança, é gostar da outra pessoa pelo que ela é e representa na sua vida, e não por esses falsos mitos que amizade com gays não ameaçam, ok?

Continua após publicidade

*Alfred Charles Kinsey (23/06/1894 a 25/08/56) entomologista e zoólogo norte-americano. Fundou o Instituto de Pesquisa sobre Sexo, hoje chamado de Instituto Kinsey para Pesquisa sobre Sexo, Gênero e Reprodução. Suas pesquisas sobre a sexualidade humana influenciaram profundamente os valores sociais e culturais. Fonte: Wikipedia.