Adquira definição muscular

por Simone Sarti

'Secar', 'ficar sarado', definir a musculatura. É o que grande parte das pessoas objetiva ao se exercitar.

Continua após publicidade

Definição muscular é tornar visível o contorno dos diversos grupos musculares, fazendo com que o corpo fique bem marcado pelos músculos. Para conseguirmos isso, é necessário, em primeiro lugar,uma dieta hipocalórica, ou seja, de baixas calorias e com quase nada de gorduras.

Então é comum ouvirmos: "Mas eu não quero emagrecer!" Bem, mesmo que você não esteja acima do peso, você tem que chegar a níveis bem baixos de gordura corporal e como a musculatura se encontra por baixo da camada de gordura, se o percentual de gordura não for baixo, os músculos não vão 'aparecer'.

Por mais exercícios que você faça, o volume muscular aumenta, mas os contornos não aparecem. A dieta deve ser balanceada e saudável. Nada de regimes, pois é preciso energia para o trabalho que será feito. O especialista em nutrição esportiva faz o cálculo de seu gasto calórico de acordo com seu programa de exercício e monta uma dieta que lhe proporcione a energia necessária sem calorias a mais.

Em seguida, é caprichar nos exercícios. O professor deve estar a par dos seus objetivos e montar um programa de exercícios localizados com pesos, de cargas relativamente altas, grande intensidade, para ganhar volume, depois intercalar treinos de muitas repetições. Ou seja, na segunda etapa são alguns treinos de muita repetição, que se encaixam no programa, os pesos não são leves, mas um pouco mais leves para permitir maior número de repetições.

Continua após publicidade

Os aeróbios devem estar incluídos, pois vão ajudar no gasto calórico geral e, portanto, na queima de gorduras – é preciso se livrar delas, lembra?

Uma avaliação prévia é fundamental, pois como é um programa "puxado" de exercícios, o professor tem que saber exatamente como está sua condição física para determinar as cargas adequadas, pois, o que é leve para um, pode não ser para outro. Cada grupo muscular vai ganhar mais de um exercício; vai se trabalhar em vários ângulos do movimento, e a dieta será praticamente obrigatória.

Não esqueça dos alongamentos. Leves e freqüentes eles fazem parte de uma boa recuperação e relaxamento pós-treino. Ou podem ser feitos em dias alternados com maior ênfase, para aumento da flexibilidade.

Continua após publicidade