Fazer musculação e jump me ajudarão a ganhar massa muscular?

por Milena Liste

"Gostaria de saber se posso fazer jump e musculação? Segunda, quarta e sexta malho pernas e terça e quinta braços e faço jump. Meu objetivo é ganhar massa muscular, mas pelo que vendo não ganharei, pois acabo malhando pernas todos os dias."

Continua após publicidade

Resposta: Você está querendo ganhar massa muscular e para atingir esse objetivo você deverá praticar musculação com ênfase em força ou potência muscular.

Converse com um profissional de educação fisica e elabore as cargas, repetição, número de séries, tempo de repouso e, obviamente, o que você já mencionou: a divisão do corpo para trabalhar.

Também oriento buscar informações com um nutricionista. Além da ingestão adequada de proteínas, você deverá ingerir carboidratos também. Enfim, todos os alimentos da pirâmide alimentar. Se você estiver acima ou abaixo do peso, isso deverá ser discutido com atenção entre você, o profissional de educação física e a nutricionista.

Agora, quanto à sua pergunta e consequente afirmação, não acredito que aulas de jump (2 a 3 vezes semanais) farão você perder massa muscular. O catabolismo (perda) muscular ocorre quando você pratica uma atividade de alta intensidade por um período prolongado de tempo com deficit de nutrientes na corrente sanguínea durante o treinamento e insuficiente reposição após o exercício extenuante. Por exemplo, correr durante 2 a 4 horas sem parar numa velocidade moderada, sem repor carboidrato durante e depois da corrida. Neste caso, você provavelmente usará como fonte de energia, a gordura, a glucose (carboidrato) e a proteína, originada do catabolismo muscular.

Continua após publicidade

Quanto à hipertrofia muscular (ganho muscular) sua série deve ser de poucas repetições (5a8), séries de 4 a 6 vezes, velocidade de realização do movimento lenta. Assim se treina a força. Outro modo é a potência, que por definição é um trabalho forte em função do tempo. Cargas moderadas a fortes, 15a 20 repetições, 3 a 4 séries em alta velocidade de realização.

A combinação do jump e musculação pode ser benéfica à sua saúde, pois o trabalho aeróbio do jump ativa a circulação sanguínea, ativando a glândula tireoide, pâncreas e assim recolhem *metabólitos e diminuem a massa gorda.

Então, bons treinos!

Continua após publicidade

* Metabólito (ou metabolito) é o termo utilizado em Farmacologia e Bioquímica, em especial na farmacocinética, para um produto do metabolismo de uma determinada molécula ou substância.