Musculação causou dor? Quando voltar ao treino?

por Simone Sarti

"Quantas vezes por semana é possível fazer musculação sem sentir dor?"

Continua após publicidade

Resposta: Qualquer pessoa que resolva fazer uma atividade que não está acostumada, está sujeita a dores musculoesqueléticas. Tanto uma nova atividade, como uma mudança de intensidade naquela que já pratica.

Existe a dor que se sente no final de uma série de exercícios e que vai passar logo após o término e outra que chamamos de dor tardia, que é a dor muscular sentida de 24 a 72 horas após o treino e que pode ser desencadeada por diversos fatores, entre eles, microlesões ou inflamações agudas nas fibras musculares.

Apesar de ser uma adaptação do organismo a um novo estímulo (uma carga mais pesada, um exercício diferente), a dor deve ser vista, sempre com critério.

O professor deve ser avisado para entrar nesse momento com o tempo certo de descanso destinado a recuperar o corpo para o próximo treino e ter sempre um programa bem planejado de forma a alternar adequadamente os momentos de estímulo com os de recuperação.

Continua após publicidade

O oposto também pode ocorrer. Dores musculares decorrentes da falta de exercício físico. Geralmente sentida nas costas, mas também em pernas, articulações, região cervical, etc.

A postura inadequada, o excesso de peso corporal, mas principalmente a falta de força muscular fazem com que as articulações “sofram”mais, provocando essas dores.

Nesse caso a solução é iniciar os exercícios de forma moderada e ir progredindo na intensidade e volume conforme o organismo for se adaptando. Praticar os exercícios três vezes por semana é o mínimo ideal. Assim você já começa a se sentir melhor e mais disposto em poucas semanas. Exercícios físicos adequados e planejados individualmente, são para toda a vida, garantindo vitalidade, força, disposição e independência. Porém, sempre que houver um estímulo mais forte, a dor deve aparecer e logo ir embora trazendo um novo ganho para o seu corpo.

Continua após publicidade