Musicoterapia utiliza música como forma de propiciar crescimento pessoal

por Elisandra Vilella G. Sé

No texto anterior (veja aqui), vimos como a música tem um papel importante na atenção à saúde em vários níveis. Neste artigo descreverei os benefícios que os idosos podem usufruir com a musicoterapia numa variedade de aplicações.

Continua após publicidade

A música tem um papel importante na vida moderna, em que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sobrevivência e em acompanhar a velocidade com que os acontecimentos ocorrem e cada vez menos estão em contato com suas famílias, seus afetos e suas emoções.

A música possibilita sentir, recordar, expressar, criar e autorrealizar. Várias doenças mentais (depressão, demência, epilepsia, transtornos ansiosos, psicóticos, autismo… ) estão vinculadas a deficiências e desintegrações da capacidade comunicativa, a qual pode ser estimulada e facilitada através da musicoterapia.

No Brasil, o musicoterapeuta, profissional da saúde, já conquistou ampla área de atuação, na qual se obtém cada vez mais e melhores resultados.

Do ponto de vista neurofisiológico a música tem influência no nosso córtex temporal, importante região para a decodificação dos estímulos auditivos e da memória.

Continua após publicidade

O córtex temporal exerce também importante função musical. O córtex temporal esquerdo é indispensável para a composição e escrita da música, enquanto que o córtex temporal direito tem a função do reconhecimento de uma música que esteja ouvindo. O reconhecimento da música, portanto sua identificação, constitui uma função cognitiva, a gnosia musical. Também é função do córtex temporal direito executar a música cantando-a.

Ao córtex temporal direito cabe o reconhecimento da música, assim como a execução das melodias e da prosódica musical: o ajuste das palavras à música e vice-versa, a fim de que a sucessão de sílabas forte e fraca coincida com os tempos fortes e fracos dos compassos.

Melodia é a sucessão rítmica, ascendente ou descendente de sons que encerram o sentido musical.

Continua após publicidade

Um nível elementar de conhecimento musical todos nós possuímos, devido aos processos de aprendizagem que ocorreram durante nosso desenvolvimento.

Portanto, algumas características do paciente são de suma importância o profissional conhecer para favorecer a aplicação da musicoterapia. A pessoa com conhecimentos musicais pode trazer experiências prévias positivas, mas também poderá entrar em confronto com o musicoterapeuta por ser difícil romper as *defesas musicais que já foram estabelecidas e consolidadas ao longo da vida.

Numa primeira fase o musicoterapeuta procura identificar o histórico sonoro-musical da pessoa com uma ficha musicoterapêutica e depois com testes e numa segunda etapa trabalhar ativamente com música em sessões de musicoterapia. As atividades também poderão ser incluídas em outras atividades, tais como a Educação Física, a Educação, oficinas didáticas, dinâmicas de grupo. Trata-se de estabelecer canais de comunicação, mediante a identidade sonora da pessoa para a atividade em questão, para a integração em grupos ou em outras terapias.

As sessões de musicoterapia constituem a parte ativa e terapêutica, colocando em prática as estratégias para a abertura de canais de comunicação, utilizando instrumentos musicais, sons diversos, músicas de repertórios variados e a comunicação não verbal.

No processo musicoterápico, a música é utilizada como um instrumento valioso e facilitador da relação terapeuta-paciente. Por meio da abordagem da musicoterapia, o profissional poderá estimular o indivíduo a se comunicar mais abertamente, sem medos, de maneira mais adequada, desinibido, ajudando-o a se expressar, a perceber o outro, a partilhar. A abordagem da musicoterapia trabalhada em sessões pode ser com instrumento musicais trabalhando vários ritmos e intensidade de sons, acompanhando o ritmo com sons vocálicos; músicas de várias origens e diversos estilos; músicas que estimulem reminiscências; sons e vibrações do corpo humano etc.

Benefícios da música

A música pode influenciar os estados físicos, de comportamentos, estado de humor, atitudes etc. Aumentar a vigilância, a eficiência, a produtividade, a moral e a segurança nos locais de trabalho; reduzir a tensão, a fadiga, o tédio, a melancolia ou a solidão durante qualquer atividade; modular o humor das pessoas em áreas públicas (hospitais, consultórios, aeroporto); estabelecer uma atmosfera convidativa para a conversação.

Com a musicoterapia, é possível também, estimular a prática de valores como, por exemplo, o respeito, a disciplina, colaboração, união, compartilhamento…

A musicoterapia utiliza a música como ferramenta para facilitar a conscientização do cuidado com a saúde e o fortalecimento dos núcleos sãos do indivíduo, levando as pessoas a descobrirem, por elas mesmas, como se cuidarem e a cuidarem dos demais. Dessa forma, o musicoterapeuta utiliza a música como um instrumento capaz de propiciar o crescimento pessoal, estimulando seu desenvolvimento global.

* Defesas musicais são os vícios que a pessoa pode ter com relação ao uso da música. A pessoa pode ficar resistente em utilizar outros ritmos ou outros estilos musicais porque ela tem consolidado o que ela sempre escutou.