Nada é de graça; saiba como sair dessa armadilha

por Saulo Fong

"Não existe almoço grátis". Essa é uma expressão popular que vem do inglês –There is no free lunch – e revela o que acontece em muitas relações comerciais onde algo é supostamente dado sem exigência de nada em troca.  

Continua após publicidade

Um dos principais fatores que cria vínculo nas relações interpessoais é o equilíbrio entre o dar e o receber. Muitos vendedores conhecem e utilizam esse aspecto também conhecido por reciprocidade.

Vendedores de assinaturas de revistas dão exemplares grátis, vendedores de balas oferecem suas 'cortesias' nos semáforos e muito outros utilizam a tática da amostra grátis para criar um vínculo no relacionamento e pressionar a venda. É comum observar essa tática também em palestras grátis e até mesmo em religiões e seitas, onde algo é dado supostamente de graça, mas pressiona implicitamente a troca por lealdade, trabalho voluntário ou adesão ao grupo.

O mecanismo que determina o equilíbrio entre dar e receber pode ser muito sutil, mas também pode ser percebido por qualquer pessoa. Apenas reflita: como você se sentiria se um amigo lhe desse um presente valioso? Provavelmente, sentiria a pressão de retribuir de alguma forma. Essa pressão é sentida através de um desconforto ou uma tensão no corpo.

Como não se intimidar se alguém supostamente te oferecer algo de graça?

Continua após publicidade

1ª) Uma maneira de não se deixar manipular por essa tática, é estar consciente desse mecanismo e se perguntar se você desejaria adquirir ou participar de algo, mesmo sem que uma amostra grátis lhe tivesse sido entregue.

2ª) A outra forma é simplesmente dar algo em troca que você esteja disposto a retribuir ou recusar a amostra grátis.

Dessa forma, da próxima que vez que você receber algo supostamente de graça, perceba se você realmente está disposto a pagar o preço daquilo que foi oferecido.

Continua após publicidade