Antidepressivos podem causar perda ou falhas de memória?

por Joel Rennó Jr.

"É possível perder a memória com uso abusivo de Rivotril? Tomo também fluoxetina e tenho depressão bipolar moderada."

Continua após publicidade

Resposta: O medicamento citado é o clonazepam. Porém, qualquer medicamento da classe dos benzodiazepínicos, conhecidos como ansiolíticos, os famosos remédios de “tarja preta”, pode ter o potencial de causar dependência.

Algumas pessoas mais suscetíveis e que fazem uso abusivo desses medicamentos podem até apresentar, quando cessam ou reduzem o uso dos mesmos, sintomas de abstinência como tremores, sudorese, insônia, irritabilidade, agitação psicomotora, taquicardia e até convulsões em casos mais graves. Doses excessivas, além de causarem torpor e sonolência, podem alterar o nível de consciência e causar grande prejuízo de funções cardiovasculares e respiratórias. Há casos de comas importantes induzidos por intoxicação.

Ninguém pode se autoprescrever ou tomar tais medicamentos por conta própria. Isso é sempre uma conduta arriscada, embora muito freqüente no Brasil. Pessoas ansiosas, deprimidas, usuários de drogas e com insônia são as que costumam ser mais abusadoras.

Tivemos, bem recentemente, a morte de um grande ator australiano de 28 anos por uso abusivo de tais medicamentos.

Continua após publicidade

Infelizmente, há muitas pessoas que conseguem tais medicamentos ainda sem receitas, apesar da obrigatoriedade das mesmas pela ANVISA. É um absurdo existirem tais práticas. Há casos de pessoas leigas que prescrevem tais medicamentos em comunidades de Orkut, com farta distribuição pela Internet.

Um dos efeitos significativos existentes com o uso de benzodiazepinicos é o prejuízo da memória de curto prazo, conhecida também como memória de fixação para a pessoa adquirir novos conhecimentos.

Sugiro a você que procure um médico psiquiatra a fim de obter informações corretas e precisas da melhor forma de descontinuação ou diminuição do clonazepam.

Continua após publicidade

ATENÇÃO

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento.