Namorar o ex de uma grande amiga é traição?

por Eduardo Yabusaki

Se avaliarmos a situação de forma simplista e objetiva: eles terminaram e não têm mais nenhum compromisso, portanto, não seria uma traição.

Continua após publicidade

Entretanto, é preciso avaliar algumas variáveis para não se correr o risco de vivenciar essa sensação de traição, bem como a mesma ser interpretada e sentida assim pela sua amiga.

Cinco variáveis a considerar:

1ª) É preciso entrar em contato com o que você sente verdadeiramente em relação ao ex de sua amiga, se não é apenas um sentimento de solidariedade ou compaixão pela situação dele.

2ª) Reflita se não pode ser uma carência dele pelo término do relacionamento e se ele não está apenas buscando um amparo em você.

Continua após publicidade

3ª) Pense de repente se esse envolvimento não pode ser apenas uma aproximação em função da intimidade que já existia entre vocês. E se ambos estão estreitando o vínculo apenas por praticidade ou facilidade. Afinal, já se conhecem tão bem, em suas virtudes e defeitos.

4ª) Avalie se eles não têm mesmo mais a menor chance de voltar ou se de repente seu envolvimento com o ex não estaria exatamente liquidando qualquer possibilidade disso acontecer. Isso pode ser sim interpretado pela amiga como uma traição de sua parte e da parte dele também e destruir a amizade.

5ª) É preciso avaliar também como irá se sentir com sua amiga, uma vez que estará se envolvendo com um ex dela e isso certamente será uma situação no mínimo desconfortável para vocês duas. É preciso pensar se vale a pena correr o risco de colocar em jogo essa amizade.

Continua após publicidade

Se ainda assim, depois de todas estas considerações você chegar à conclusão de que a paixão ou o amor que sente vale mesmo a pena, converse com sua amiga para expor o que está sentindo e, se forem mesmo amigas, poderão conviver de forma pacífica com essa realidade.

Se os sentimentos por ele estiverem falando mais alto que qualquer coisa, extravase-os, pois só assim valerá mesmo a pena. Mas como disse, cuide do resto: a relação com a amiga.

Paixão, amor e afeto existem para serem vividos, mas de uma forma que você fique sempre bem!