Senti-me traída com as postagens e comentários dele no Facebook. O que faço?

por Anette Lewin

"Namoro apenas há três meses. Quando iniciamos o namoro, combinamos confiar um no outro, respeitar e nunca esconder nada; além de um apoiar o outro. Durante esse pouco tempo de relacionamento, tenho respeitado ele e, sabendo que ele é ciumento, evito comentar no Facebook fotos de meus amigos (homens). Mas por duas vezes peguei postagens dele – fotos de determinadas amigas, inclusive fotos ousadas, em pose eróticas. E comentários do tipo: "Como você está gostosa"; "Vocês são muito lindonas"; "Oi minha negra linda, quero ser seu prisioneiro". Pensei, por que só eu tenho que respeitá-lo e ele não me respeita? Ele diz que é apenas brincadeira, mas me sinto muito ofendida. Como devo agir?"

Continua após publicidade

Resposta: Vocês iniciaram um namoro há pouco tempo e estão tentando definir as bases dessa relação.

É importante entender que nem tudo o que é combinado na teoria dá certo na prática.

Vejamos: o combinado foi: "Confiar um no outro, respeitar e nunca esconder nada, além de um apoiar o outro". Quem descumpriu o combinado? Ambos. Ele por esconder de você as brincadeiras eróticas via rede social, e você por desconfiar (não confiou) que a proposta de vocês poderia não dar certo, não é? Tanto que foi conferir … E ao conferir viu que realmente não tinha dado certo!

O que fazer?

Continua após publicidade

Existem algumas alternativas. A primeira seria rediscutir a mesma proposta para ver se ela é viável na prática. O romantismo do inicio de um namoro leva à vontade de dividir tudo, fazer de dois universos diferentes um só; contar todas as experiências, abrir mão de exercer ou ser receptivo a qualquer tipo de sedução e ter olhos só para o ser amado.

Depois de um tempo, as coisas raramente funcionam assim. Pessoas que namoram continuam tendo seus universos particulares onde cabem atitudes partilháveis e outras nem tanto. Você descobriu que seu namorado "brinca de seduzir e ser seduzido por outras mulheres". Isso é um fato. Brincadeira ou não, a atitude existe. Será que vale a pena "perdoar" dessa vez e acreditar que ele não vai fazer mais isso? Ou aceitar essa atitude como uma brincadeira inofensiva?

Aí depende de você. Lembrando que você só descobriu o que descobriu, por entrar na rede social dele; por não confiar nele conforme o combinado… Pergunte-se… o que fez você ir atrás do que ele faz quando está longe de você? Falta alguma coisa nos encontros de vocês? O relacionamento não é intenso o suficiente? Ele não trata você do jeito que você gostaria de ser tratada? Você não se julga suficientemente interessante para ser a única da vida dele?

Continua após publicidade

Reflita sobre esses pontos e tente entender como anda sua autoestima. Sim, porque se você não confia em você mesma e no que está propondo, dificilmente confiará no outro. E se você acredita em fidelidade absoluta e esse comportamento é essencial para você, talvez não seja ele a pessoa ideal. Difícil, não?

Pois é… Relacionamentos são jogos bastante complexos para serem legislados através de contratos de poucas palavras. Confiar, apoiar, não trair, não representam uma garantia. São teorias que precisam de "temperos" reais para se concretizarem. Esses temperos são a boa vontade, o bom senso, o perdão e a tolerância entre outros.

Não adianta partir do pressuposto que o parceiro amoroso será perfeito. Não será. Assim como qualquer ser humano. Melhor partir daí e entender que conviver bem não é acertar sempre. É trabalhar a relação para que ela melhore um pouquinho a cada dia. E entender que às vezes os dois têm que querer isso, não basta a boa vontade de um.

Reflita sobre esses pontos e entenda se está mais disposta a manter o combinado, manter sua mágoa ou manter seu relacionamento!