Como lidar com a instabilidade na relação homossexual masculina

por Anette Lewin

"Sou homossexual, atualmente estou sozinho, mas se eu pudesse estaria namorando até hoje. Não consigo esquecer dos bons momentos de namoro, e às vezes me dá vontade de procurar meus ex-namorados novamente. Já estou sozinho há oito meses e não entendo porque ainda sinto isso. Talvez a questão seja porque eu não queria que terminasse, mas sempre partiu deles optar pelo término. Sempre fui um namorado dedicado e fiel. Fiquei muito desiludido com tudo isso."

Continua após publicidade

Resposta: Existem algumas questões sobre as quais você deve refletir . Primeiro: será que as escolhas que você fez foram conscientes ou os namorados que você teve foram os que aconteceram aleatoriamente na sua vida? Se você quer uma relação que dure, deve escolher pessoas que tenham como caracteristica a estabilidade uma vez que dificilmente as pessoas mudam.

Segundo: Será que seus namorados não acabaram percebendo que você estava com eles apenas por ser desagradável para você ficar sozinho? Que por esse motivo dificilmente você os largaria, tirando assim da relação amorosa sua essência que é o jogo? Todo mundo precisa se sentir específico em uma relação, sentir quer tem algum valor pelas suas características. Ninguém gosta de ser apenas "qualquer um que faça companhia".

Terceiro: homo ou hetero, homens são homens e mantêm características atávicas de homens, como por exemplo, uma grande necessidade de trocar, variar ou relacionar-se simultaneamente com vários parceiros. Nesse sentido, no mundo gay masculino a estabilidade é bastante rara.

Mais um motivo para entender bem as características da pessoa que você escolhe.

Continua após publicidade

Talvez, com esses pontos mais claros para você, suas escolhas possam ser mais conscientes e suas decepções amorosas mais raras. Caso queira se aprofundar na questão, sugiro uma psicoterapia que pode ajudar bastante.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento