Quero namoro sério, mas elas sempre desistem. Por que será?

por Anette Lewin

"Tenho 30 anos e sou muito frustrado, porque nunca consigo uma namorada. Os meus princípios são voltados para um namoro legal, sem falsidade e mentiras. Tenho um desejo enorme de noivar e casar. Sempre saio com algumas pretendentes, mas não sei o que acontece, a empolgação inicial se perde e elas deixam de ligar para mim. Sempre procuro deixar claro meu objetivo de que gostaria de algo legal e sei que tem um processo todo de se conhecer. Será que preciso de uma ajuda psicológica para tentar ter uma nova linha de atitude? Estou muito triste mesmo."

Continua após publicidade

Resposta: Parece que existem algumas atitudes em seu comportamento de namorado que devem ser revistas.

A primeira é essa necessidade de deixar claro desde o inicio quais são suas intenções. Você mesmo cita que entende que é preciso primeiro conhecer melhor a pessoa, para depois estabelecer o que quer com ela, não é? Por mais que em teoria você queira alguém para estabelecer um relacionamento sério, a verdadeira escolha se faz na prática. Qualquer mulher gosta de sentir que foi escolhida pelas suas caracteristicas pessoais e não que foi usada para suprir um objetivo teórico!

Assim, reavalie o que você realmente quer. Uma familia e filhos? Ou uma companheira ? Ah, os dois, não é? Mas a companheira vem antes, então vamos ver, num primeiro momento, como você está escolhendo as suas namoradas.

Certamente existem mulheres que anseiam, como você, por um relacionamento sério. Mas também existem as que querem apenas se apaixonar, se divertir e contabilizar conquistas.

Continua após publicidade

Aprender a diferenciar as intenções de suas pretendentes e ver se batem com as suas, se torna assim um ponto essencial a ser considerado. Parece, no seu caso, que a ansiedade de atingir seus objetivos acaba saltando na frente da escolha, e a mulher que couber mais ou menos na sua preferência física se torna imediatamente a escolhida. Cuidado! Nem todas as mulheres bonitas e sedutoras querem namorar; algumas seduzem apenas para curtir. Assim, antes de fazer de alguém sua escolhida, tente avaliar se ela quer o mesmo que você quer.

Outro ponto a ser avaliado é essa história de estar sempre disponível e acabar sendo desprezado. A relação amorosa é um jogo e, como em qualquer jogo, envolve algum mistério, algum risco, algum suspense. Se sua parceira sentir segurança demais desde o inicio do relacionamento, o jogo amoroso ficará sem sal nem pimenta, e acabará enjoando… E você terá grandes chances de ser abandonado mais uma vez.

Pense nesses aspectos e tente levá-los em conta num próximo relacionamento. Tenha paciência, escolha com critério, evite falar de suas intenções antes de saber quem é a pessoa que está do seu lado. Enfim, dê um passo de cada vez. Se achar tudo isso muito difícil, procure uma terapia para ajudá-lo a definir melhor seus objetivos e controlar sua ansiedade.

Continua após publicidade