Tenho pena de terminar com minha namorada porque ela tem câncer. O que fazer?

por Anette Lewin

"Namoro uma menina, ela simplesmente me ama muito, mais muito mesmo, não tem como descrever. Mas ao contrário, não gosto dela. Tenho medo de fazê-la sofrer, então decidi terminar. Mas quando tentei isso, ela me mostrou um exame que comprovou câncer no colo do útero e o caso dela é relativamente grave. Ela disse que caso eu termine ela, que ela não vai agüentar tudo sozinha. Não sei o que fazer, sinto muita pena dela e gostaria de ajudá-la"

Continua após publicidade

Resposta: Você me parece uma pessoa sensível que está na dúvida se deve olhar primeiro para os seus sentimentos ou para os sentimentos de sua namorada. Talvez sua questão seja mais de ordem moral do que propriamente afetiva.

Vamos por partes. Em primeiro lugar você deve decidir se realmente está claro que para você que o namoro não faz mais sentido. Questione-se quando percebeu isso e, se alguma vez, gostou dela de verdade.

Tente entender também se, como você diz, ela gosta tanto assim de você pelas suas características pessoais ou se sentiu em você uma pessoa sensível que poderia funcionar como tábua de salvação para as angústias pessoais dela.

Em seguida, esclareça melhor essa história da doença dela. Em geral, uma pessoa que tem câncer no colo do útero, ou opera e tira o útero ou acompanha e trata. Se ela trata, pode estar curada. Se não estiver curada depois de quatro anos, não fica claro o que está acontecendo. Para o seu conforto, e não para a sua tomada de decisão, esclareça esse ponto.

Continua após publicidade

Finalmente, com relação a tomar uma decisão tão delicada, entenda que a relação amorosa bem-sucedida depende, em geral, da boa vontade das duas pessoas envolvidas. Se ela quer e você não, mesmo se optar por ficar com ela, é difícil prever como essa relação pode evoluir. É mais fácil uma relação dar certo quando ambos querem ficar juntos.

Existem, no entanto, vários casos de casais que começaram a relação envolvidos em níveis diferentes e que, com o passar do tempo, acabaram se dando muito bem no cotidiano. Casais em que um dos envolvidos sacrificou a paixão e ganhou o amor.

Para finalizar, leve em conta que essa decisão é só sua com todos os riscos que ela envolve. Se resolver ficar, não fique apenas por pena, por dó. As pessoas podem ser ajudadas de várias formas e, com certeza, mesmo que você decida terminar o relacionamento, sua namorada encontrará um modo de continuar batalhando como ela já faz há bastante tempo.

Continua após publicidade

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento