As quatro direções e seus ensinamentos

por Carminha Levy

A maior parte dos e-mails que recebo trata da falta de sentido de vida, da baixa auto-estima e geralmente pedem orientações específicas. Esse texto foi elaborado para atender as mais variadas inquietações desde que esses ensinamentos sejam postos em prática.

Continua após publicidade

Como sabemos, cada uma das direções do caminho sagrado nos mostra na roda da vida, o que ela nos oferece: os desafios do fogo no leste, da água no sul, da terra no oeste e do ar no norte.

Para esse exercício comecemos pelo:

Leste: o local onde tudo tem início – o nascimento – e seguiremos para os outros três;

Sul: o local das emoções;

Continua após publicidade

Oeste: o local onde se morre para renascer em vida plena:

Norte: o local que nos leva onde temos que chegar, a bússola aponta sempre para o norte.

Vocês irão perguntar para as quatro direções, sempre com a intenção clara, qual o ensinamento ou a cura referente a seu sofrimento, seja psíquico, físico, material ou espiritual.

Continua após publicidade

Prepare seu recanto sagrado onde você montou seu altar (clique aqui).

Inicialmente, após acender seu fogo (vela) faça um relaxamento de sua preferência, com respiração. Em seguida ouça o CD. “O Tambor do Xamã” (Paz Géia) ou outro qualquer de sua preferência e inicie sua viagem xamânica, acompanhada de seu animal de poder, começando pelo Leste. Pergunte ao fogo, com o auxílio do seu animal de Poder duas coisas:

a) O que está nascendo na minha vida agora que é uma luz em relação ao problema?

b) Quem é o “amigo honrado” que está me ajudando neste início que me trás esperanças de um recomeço?

Solução: Aceite abrir mão de algo velho para ganhar o novo. Esse é o ensinamento do Leste, que o enviará pelo seu animal de poder, sua intuição ou por um símbolo.

Vá em seguida para o Sul

a) Pergunte às águas, quais são suas emoções, o que você deve esquecer, lavando suas lembranças e deixando o comportamento repetitivo de só pensar nisso ir embora?

b) Quem é o “amigo honrado” que mostra a sua sombra, o que você está fazendo para perpetuar esse sofrimento e qual sua responsabilidade em tudo o que está ocorrendo?

Solução: Aceite perdoar, esse é o único caminho para quebrar o ciclo vicioso das mágoas e ressentimentos. O sul lhe ensina isso, a grande dádiva do perdão.
Em seguida vem o Oeste e as duas perguntas são:

a) O que está ocasionando meus sofrimentos e o que deve morrer? A fonte de todos nossos males é a falta de amor e o medo que nasce da insegurança de não ser amado e não saber amar. Quando abrirmos o coração para o amor, através da real valorização de quem você é (auto-estima) imediatamente inicia-se um fluxo amoroso que emana da pessoa e que tem breve retorno. Mas isso só acontece tão rapidamente, se nosso canal de Fé for também aberto, pois é esse dom do Espírito Santo que nos faz perder todo o medo nos dando a certeza de que não estamos sós, uma força divina nos protege e nos Ama.

b) Quem é meu “amigo honrado” que me ajuda a não ficar apegado a padrões de ódio, raiva, rancor, inveja, vingança? Liberte-se de tudo isso.

Solução: Deixe esse lixo servir de adubo enterre-o e colha os frutos da sua árvore da vida. Esse é o ensinamento do Oeste.

E finalmente a direção do Norte que nos leva metaforicamente ao nosso porto de chegada

a) Qual é sua meta de vida? O que deseja alcançar: saúde, paz, prosperidade, sentido de vida? Onde quer chegar? Você precisa ter como foco principal, para obter qualquer um desses ensinamentos ou cura, o que você Realmente É!?

b) Qual seu “amigo honrado” que lhe cobra isso? Qual sua responsabilidade com seu projeto de vida, você está batalhando por ele ou fica só se lamentando pelo que não tem?

Solução: Conte suas graças, a mais importante é você estar vivo! Levante suas mãos aos Céus, erga seu coração como uma taça e deixe jorrar toda sua gratidão pela dádiva do Viver; esse é o máximo ensinamento do Norte!