Restaure sua ecologia interna

por Carminha Levy

Como aplicar na vida diária os sábios ensinamentos sobre o que causa a doença e o mecanismo de cura? Através de uma metodologia desenvolvida por mim do casamento do xamanismo com a psicologia.

Continua após publicidade

O xamanismo com a sua filosofia nos ensina práticas milenares, como já foi visto aqui em outros textos (clique aqui), que deram origem e estruturaram a religiosidade, a cura e a criatividade dos dias atuais.

Num plano sutil e simbólico o xamanismo se funde com a psicologia transpessoal, religiosidade e criatividade seguem tal qual um rio que corre sozinho e não pode ser apressado, curando, religando e criando inspirações para novas soluções de problemas, porém de forma inconsciente.

Ecologia interna

Mas se conseguirmos nos apoderar conscientemente deste manancial nossa vida será mais rica, pacífica e feliz. O processo desta alquimia é o que chamo de ecologia interna.

Continua após publicidade

É um dos postulados xamânicos que todos nós fazemos parte de uma grande rede e o que fizermos a qualquer destes fios que nos interligam, abalará a mesma.

Na ecologia externa isso é bem visível através dos desastres ecológicos; terremotos, cheias, secas, derretimento da calota polar, etc.

Este mesmo desequilíbrio ocorre em nível microscópico no relacionamento de mim para comigo e de mim para o próximo mais próximo: esposo(a) filhos, pais e o nosso entorno. A mais delicada estrutura é da rede pessoal e essa é o cerne da ecologia interna.

Continua após publicidade

Parto do pressuposto que à medida que nos conhecemos intimamente restauramos os fios que saem de cada um para o outro numa nova tecitura.

Tudo deve começar com a intenção clara de querer realmente saber quem somos nós! Uma determinada pessoa causa-nos profundo mal-estar, a convivência com ela é carregada de animosidade e desafeto. Inicie por detectar qual o “defeito” daquela pessoa que é mais imperdoável para você, vamos supor que é a “crítica” de plantão que ela é. Troque de papel com ela no seu imaginário e procure sentir como ela se sente ao criticar tudo, verá que este aspecto indesejável vem acompanhado de um sentimento de prepotência e teimosia que a transforma na 'dona da verdade'. Você leva um choque! Não é que nas suas discusões com seu esposo(a)você é acusada desse "defeitinho"?

Se você busca seu equilíbrio interno verdadeiramente, para que esta rede possa ser restaurada, terá que ter a humildade necessária de admitir que você também é um fio que está rompido.

Vamos supor que seja a “crítica” de plantão que você é.

Mergulhe mais em você e faça este exercício com outra pessoa, outras situações. Caso queira restaurar a sua rede interna de interrelações do que você pensa que é e o que verdadeiramente é, estará iniciando o intercâmbio entre o consciente e o inconsciente.

Esta é uma técnica que nos leva a ser artífice de um grande projeto que é participar da harmonia e do equilíbrio planetário. A ecologia interna passa a ter um significado de vida e missão de Alma.