Xamanismo, loucura e emergência espiritual

por Carminha Levy

Um dos primeiros estudos acadêmicos e, o mais divulgado até hoje sobre xamanismo, é a célebre defesa de tese de doutorado de Mírcea Elíade: Xamanismo, Técnicas Arcaicas do Êxtase. Neste, um dos temas mais pesquisados é a loucura do Xamã. Haveria até uma hipótese, bastante aceita entre os antropólogos, que esta loucura seria proveniente dos longos períodos de reclusão ou solidão vividos no branco infindável da neve.

Continua após publicidade

Até os dias atuais, os xamãs são considerados insanos para alguns intelectuais que nunca se abrem para o novo; por medo de todo seu universo tão riguidamente eregido ruir por terra.

Esses esclarecimentos vêm à guisa de abertura para nosso real objetivo que é traçar uma distinção entre loucura (esquizofrenia) e emergência espiritual. É meu desejo que este texto sirva ao proposito de alertar sobre um equívoco que se repete frequentemente, não só entre familiares como também no meio medico e que muitas vezes leva à internação de seres que terão, a partir de então, recebido um estigma dificilmente removível.

O que é “emergência espiritual”?

São experiências dramáticas e estados mentais incomuns que a psiquiatria tradicional diagnostica e trata como distúrbios mentais e que na verdade são crises de transformação pessoal. Episódios dessa espécie são descritos na literatura sagrada como marcos no caminho místico. Quando tratados esses surtos ou “emergência espiritual” de maneira compreensiva e amorosa tem-se um efeito de cura e abertura de uma grande criatividade.

Continua após publicidade

O termo “emergência espiritual” é um jogo de palavras que pode significar tanto uma crise (emergência) como uma oportunidade de ascenção a um novo nível de consciência – emergência como elevação, o que está emergindo.

Tive a grande honra de estudar em Esalen com Stanislav Grof e Christina Grof . Eles são expoentes máximos da psicologia transpessoal e construiram.tanto sua vida profissional quanto privada em torno da codificação, divulgação e pesquisas desse novo ramo da psicologia de forma altamente criativa e sagrada . Uma coletânea de artigos seus e de outros profissionais chegaram a conclusões semelhantes e inspirou-me a transmitir estes ensinamentos de forma a ser apreciados pelos leigos por sua beleza e sagralidade .

Tudo começa quando Christina Grof ao passar por uma emergência espiritual impactante, devido à elevação súbita da Kundalini, é aconselhada por Joseph Campell, de quem era muito amiga, a procurar ajuda médica com o contovertido dr.Stanislav que usava LSD na sua pratica medica. Isso resultou num encontro de almas que trouxe a cura sem LSD e o início deste grande projeto que irei relatando para vocês . Minha contribuição específica é traçar o paralelo com o estado alterado de consciência xamânica. Examinando a relação entre psicose e espiritualidade iremos conhecer as diferentes formas que ela assume e uma nova topografia da psique proposta pela pscologia transpessoal

Continua após publicidade

Vamos conhecer também quais os problemas emocionais que precedem, acompanham e seguem uma abertura espiritual. As diversas formas de crises evolutivas pessoais, o despertar da Kundalini que é uma dramática modalidade de abertura espiritual e a relação da "emergência espiritual" com a sabedoria da mais arcaica religião e arte curativa – o Xamanismo temas do nosso próximo encontro.