DESTAQUES

É possível controlar o nervosismo quando se é o centro das atenções?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA
Fobia social: possível forte desejo de causar boa impressão

por Eduardo Ferreira Santos

"Sou uma mulher muito nervosa, principalmente quando vou em algum lugar onde sou o centro das atenções."

Resposta: A situação que você descreve pode muito bem ser enquadrada no diagnóstico de "FOBIA SOCIAL", um quadro clínico de ansiedade que exige tratamento psicoterapêutico, pois as pessoas com fobia social possuem uma crença negativa relacionada à autodesvalorização (ex.: “Eu sou insignificante”; “Eu não tenho valor”; etc.).

As suposições e as regras construídas para lidar com essa crença central incluem: “Se eu demonstrar segurança e falar de forma impecável, serei respeitado pelos outros”; “Se eu falhar ou me mostrar inseguro, os outros irão desprezar-me”; “É humilhante demonstrar ansiedade”.

A partir dessas suposições e regras, os fóbicos sociais criam estratégias para enfrentar as situações sociais (excessiva atenção ao próprio comportamento, padrões irrealistas de desempenho, comportamentos de autoconfiança forçados, etc.) que acabam fortalecendo a ansiedade e a crença negativa.

Assim, o aspecto central da fobia social parece ser um forte desejo de causar uma boa impressão nos outros e uma insegurança marcante quanto à própria habilidade em conseguir esse objetivo.

Apenas um bom trabalho terapêutico tem a capacidade de remover essas "crenças disfuncionais" e reestabelecer um equilíbrio psíquico, melhorando sua autoestima e imagem pessoal.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.