Atividades que ajudam a vitaminar seu cérebro

por Marta Relvas

Você professor, que utiliza sua capacidade mental, precisa aprender como aumentar o potencial do seu cérebro, visto que no seu meio competitivo o vencedor é selecionado com base na inteligência cognitiva e no autoconhecimento emocional.

Continua após publicidade

Estímulos

Quando o cérebro é estimulado, significa que em determinadas regiões ativadas os neurônios realizam *sinapses (conexões) que chegam a 400 Km/h, e que em regiões menos ativadas os neurônios têm uma velocidade que não passa de 20 Km/h. Bem, isso já nos demonstra a importância dos desafios que nossos cérebros sofrem todos os minutos e segundos.

Aprendemos com 86 bilhões de neurônios…

E cada neurônio forma mais de 10 milhões de conexões, sendo o fluxo sanguíneo cerebral fundamental para a realização da tarefa de ativação mental, pois o sangue transporta nutrientes importantes para os neurônios.

Continua após publicidade

Por que é importante praticar exercícios de estimulação para o cérebro?

Embora a Neurociência aponte a existência de fatores genéticos que influenciam entre 40% e 80% para a inteligência, com base em pesquisas, conclui-se que cada indivíduo possui diferentes potenciais de inteligência e que é possível aumentar a capacidade de aprender, na medida em que várias áreas do cérebro são estimuladas.

Cada atividade realizada estimula uma região do cérebro.

Continua após publicidade

Matemáticas: lobos frontais e parietais esquerdos.

Musical: hemisfério direito, bem como as áreas temporais.

Linguística: lobo frontal, hemisfério esquerdo, pois este representa a dominância da linguagem.

Visual: estimula o lobo occipital da parte posterior do cérebro, bem como o lobo parietal que está relacionado ao raciocínio espacial.


O importante não é a quantidade de estímulos e sim a qualidade

O que acontece no cérebro quando é estimulado?

Gera pensamentos no intuito de encontrar soluções.

As áreas do cérebro responsáveis pela tarefa recebem uma maior quantidade de fluxo sanguíneo, além de substâncias neuroquímicas beneficiando as células nervosas da região ativada.

O lobo frontal, conhecido como parte enrugada do cérebro, é responsável pelo processamento de funções complexas e de alto nível, como:

Comportamento, pensamento, resolução de problemas, atenção, sentimentos, intelecto, reflexão, julgamento, iniciativa, inibição, coordenação de movimentos.
Cérebro estimulado é levado a buscar soluções

Aproveitar ao máximo sua capacidade de raciocínio e adquirir maior rapidez mental também depende da vontade.