Nível de concentração é vital para ser bem-sucedido em desafios

por Renato Miranda

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos, alguns temas de estudo da psicologia do esporte são abordados intensamente. A concentração, entre outros, é um dos temas mais comentados em função de sua relação direta com o desempenho.

Continua após publicidade

Nas competições olímpicas, diversas modalidades são decididas por diferenças mínimas de resultados, muitas dessas menores que um centímetro ou um segundo. Isso porque em um ambiente de alto desempenho, o nível dos principais atletas se equivale em excelência de qualidade e precisão.

Assim, habilidades psicológicas como a concentração, acabam por definir, em muitos casos, os resultados da competição. Mas, afinal o que é concentração?

Quando nós entendemos os principais elementos que compõem o conceito de concentração, fica evidenciada a importância dessa fenomenal habilidade humana. A concentração é nossa melhor energia psíquica disponível para melhorar a qualidade de alguma tarefa a ser realizada e é usada do modo que quisermos.

Sua importância é vital para qualquer pessoa ter sucesso em seus desafios. Faça o seguinte exercício de memória: tente lembrar situações em que seu desempenho foi espetacular e perceba que seu sucesso só foi possível porque você estava muito concentrado. Por outro lado, sem concentração, qualquer tarefa a ser realizada que exija um grau considerável de complexidade, será algo sem qualidade, coerência e de pouca intensidade.

Continua após publicidade

Nas linhas a seguir tento resumir os elementos que definem a concentração no esporte:

Primeiramente o atleta precisa ter consciência daquilo que precisa controlar, ou seja, saber exatamente em que manter o foco da atenção e pelo tempo necessário a fim de executar a tarefa. Quanto mais detalhes da tarefa e domínio de ações o atleta tiver, melhor.

Outro elemento é a seleção do foco, ou em outras palavras, escolher entre milhares de informações que existem no ambiente da tarefa esportiva o quê exatamente o atleta precisa focalizar. Nesse sentido quanto mais vivências de qualidade o atleta tiver, mais preciso e eficaz será seu foco.

Continua após publicidade

Em sequência é preciso considerar a importância de o atleta ter um nível ótimo de sensibilização a fim de que ele fique em estado de alerta compatível com a tarefa. Ou seja, ao ficar em alerta, o atleta estará em um nível de excitação que o favorecerá a obter percepção adequada para tudo aquilo que tem de ser feito.

Isso posto, sempre é bom lembrar que sensação é o registro dos estímulos físicos através de nossos órgãos sensoriais e a percepção é a organização e interpretação mental das sensações. Em exemplo, avalie como a visão é fundamental para que o atleta interprete e organize sua percepção para executar seus gestos técnicos e ações táticas. Para tanto, estar em alerta é prioritário, talvez isso explique porque alguns atletas, para aumentar a excitação, "batem" no próprio corpo ou fazem exercícios intensos que exprimam intensidade, antes de suas respectivas competições.

Ao mesmo tempo para que o atleta tenha uma ótima percepção é especialmente oportuno que o mesmo esteja em harmonia emocional. Ou de outro modo, que o atleta compatibilize seu estado emocional com a tarefa; menos ou mais excitado conforme a situação ambiental esportiva.

Além disso, um ótimo estado emocional auxilia no bloqueio dos pensamentos negativos e na ativação dos pensamentos positivos.

Para a melhoria da concentração e para melhor entender sua importância, os treinamentos técnico e tático são primordiais para uma boa concentração. Explico: para se concentrar é preciso escolher bem quais unidades de informações disponíveis no ambiente competitivo são as mais relevantes para a focalização. Decorre, portanto, que quanto maior for a habilidade técnica e tática, para discriminar gestos e ações, mais eficaz será o mecanismo da concentração.

Em seguida, é necessário compatibilizar os estímulos da tarefa com a habilidade do atleta para se evitar ansiedade. Neste caso, quando a tarefa está muito além das habilidades do atleta. Ou monotonia quando ocorre o contrário, ou seja, tarefa muito aquém das habilidades do atleta.

Depois de ler os elementos que compõem a concentração, pode-se finalmente dizer que concentração e a capacidade pessoal de controlar conscientemente o foco de atenção a partir da própria vontade, mobilizando de maneira ótima os órgãos sensoriais e percebendo com clareza unidades seletivas de informações relevantes para a execução de uma tarefa, sem se distrair, e bloqueando estímulos irrelevantes e pensamentos negativos.