E quando os dois são virgens… como acertar na primeira vez?

por Sandra Vasques

Me chamo *Eliana, há dois anos namoro um cara e somos virgens. Tentamos diversas vezes transar, mas ele não sabe fazer as preliminares direito. Sinto que não estou lubrificada. Além disso, ele não consegue colocar o pênis na entrada da vagina, porque escorrega e ele aí fica pra cima e pra baixo, onde de certa forma nos masturbamos. Talvez possa até achar engraçado, mas sempre termina assim.

Continua após publicidade

Resposta: A primeira vez de quase tudo que fazemos provoca um certo frio na barriga que pode ser maior ou menor, dependendo da importância que damos ao que vai acontecer e que varia de uma pessoa para outra.

Transar também é assim. Desejar e saber o que vai acontecer e ter informações, pode ajudar bastante, mas na hora H a expectativa, a falta de confiança em si, a exigência pessoal podem interferir e causar alguns problemas.

O ato sexual é algo programado pela natureza para ser simples e prazeroso. Vou falar aqui do sexo entre homens e mulheres, mas é claro que também pode ser para duas pessoas do mesmo sexo. Quando existe desejo e o casal se aproxima e começa a trocar beijos, olhares, palavras, carícias, o pênis, no homem, começa a se encher de sangue e a ficar duro e ereto. Na mulher, a vagina se prepara para receber esse pênis, pois com o fluxo de sangue aumentado em toda a região genital, ela também aumenta de tamanho e de suas paredes brota uma secreção que vai deixá-la lubrificada.

Dessa maneira, a vagina está pronta para receber o pênis dentro dela, num carinho de vai e vem, que aliado a outros estímulos como o toque no clitóris, vai proporcionar aos dois o orgasmo. E por que não dá prá ser simples? Porque o sexo não é apenas o ato, apenas o prazer do momento. Ele pode representar o risco de uma gravidez, de contrair uma doença sexualmente transmissível (DST), algo muito real e amedrontador. E se existe medo, dificilmente haverá descontração e prazer.

Continua após publicidade

Assim, antes da transa é importante ir ao médico, ginecologista para as meninas e um clínico ou urologista para os meninos e ver se está tudo bem, conversar sobre o método contraceptivo ideal. Na hora H, ter o preservativo na mão e já bem treinado para colocar! E daí, tudo muito mais tranquilo para garantir que o prazer do momento não vá se transformar em desespero depois.

Mas não é só o medo das DSTs e da gravidez que dificultam a descontração. Sobre os meninos existe o preconceito de que não podem dizer nunca não para uma proposta de transa, e mais, que devem sempre saber o que fazer e que não podem falhar nunca. Toda essa pressão para muitos rapazes pode transformar o que é pra ser um processo de aprendizagem gostoso, em sessões de tortura.

Se o garoto fica preso nesses medos, não se solta para viver o momento, não consegue se excitar, ou se consegue, pode perder toda a espontaneidade, que é o que parece estar acontecendo com o namorado da garota que fez a pergunta. E viver o momento é justamente conseguir prestar atenção ao que está acontecendo com ele e com a garota com quem está junto, trocar olhares, prestar atenção nas sensações, nos sabores, como quando se come uma comida muito gostosa. E, ao mesmo tempo, poder oferecer prá garota carinhos, carícias, que vão deixa-la muito excitada, e que em consequência, vão deixá-lo mais satisfeito ainda.

Continua após publicidade

Mas a garota também enfrenta preconceitos. Muitas vezes, ela fica com medo de mostrar que gosta de sexo, que sabe o que e como quer, tem medo de ser discriminada como se fosse leviana por tomar a iniciativa, por ser mais ativa. Esse não parece ser o problema da garota que fez a pergunta. Então talvez ela possa ajudá-la e quando ele aproximar o pênis da entrada da vagina, segurar e pedir que a penetre. Mas talvez ela tenha um medo comum às garotas, que é o da primeira vez. Dói? Para a maioria das garotas, há certo incômodo, porque justamente por ser novidade, podem estar um pouco ansiosas e contrair a entrada da vagina, ou não ficarem muito lubrificadas.

Quanto ao rompimento do hímen, pode haver algum desconforto, que para a maioria das mulheres, é bem suportável e não precisa impedir o prazer, mesmo na primeira transa. E sempre é bom lembrar que nem todas as mulheres sangram na primeira vez por terem hímens mais elásticos e que não se rompem.

E sobre o momento da penetração, alguns garotos podem ter medo de machucar a garota ou do que vão sentir no momento. Então podemos dizer que vale a pena começar a experimentar devagar. Combine com a garota que ela vai dar o ritmo e que ele vai fazer do jeito que for mais gostoso para ela. Agora, o rapaz deve mesmo prestar atenção ao que ela diz. Uma outra possibilidade é a menina escolher uma posição em que ela fique mais no comando da penetração, como quando ela está por cima. O objetivo é que a sensação seja de um abraço gostoso e quente para o pênis e de um preenchimento fácil e prazeroso para a vagina.

Assim, para se conseguir uma transa gostosa, tanto meninas quanto meninos devem fazer uma revisão de suas dúvidas e medos e procurar esclarecê-los com alguém de sua confiança. Além disso, podem conversar um com o outro sobre como imaginam que pode ser mais gostoso e daí, ir sem pressa e sem pressão de ter que acertar logo de cara. Aliás, se os dois se permitirem não ser tão perfeitos, nem esperar que as coisas aconteçam exatamente como planejaram, vão correr um grande risco de terem momentos muito mais gostosos do que poderiam imaginar.

Se com todos esses cuidados ainda houver dificuldades, podem procurar um psicólogo ou educador sexual, que poderá orientá-los melhor em suas dúvidas.

* Eliana: nome fictício