Entenda a relação entre notas perfumadas, personalidade e os quatro elementos

por Sonia Corazza

Os frascos de perfume são sempre presentes bem-vindos quando chega o Natal. Mas muita gente detesta perfume, talvez por fazer uma avaliação superficial do assunto e acaba perdendo um grande aliado para se sentir bem. É só entender melhor para ser mais feliz.

Continua após publicidade

O cheiro é um complexo de substâncias químicas que o cérebro percebe, identifica e guarda para sempre; não há melhor arquivo para uma emoção, do que a relação com um cheiro específico. Mas é preciso saber escolher o tipo de perfume, optando não só por uma determinada família olfativa, mas também por uma formulação que mais se adequada ao seu estilo de vida.

Veja só como é fácil reconhecer as nomenclaturas corretas :

· Deo-Colônias são composições aromáticas contendo de 5-10% de fragrância em sua formulação, com o principal objetivo de doar frescor e prolongar a sensação de limpeza e bem-estar proporcionada pelo banho. São bem indicadas para usar o dia todo e durante o ano inteiro.

· Águas-de-toilete (Eau de Toilette) possuem de 10-18% de fragrância e perfumam mais intensamente, sendo ideais para ocasiões mais formais ou uso à noite.

Continua após publicidade

· Perfumes são os que possuem a maior concentração de fragrância, podendo variar de 20-30% na concentração da fragrância. Esses requerem uso muito cauteloso, restringindo-se a eventos muito mais sofisticados.

Agora você já sabe que tipo de composição perfumante escolher, basta entender melhor os perfumes e sua ligação com os elementos.

Água

Continua após publicidade

As notas olfativas desse elemento são dadas por ingredientes frescos e frutas aquosas, como melão, melancia e tons ozônicos. A família floral aquática transmite frescor, leveza, jovialidade e é banhada de acordes marinhos muito leves. Ideal para gente elétrica, moderna, acelerada, que precisa de leveza para conduzir o dia-a-dia. Boas dicas: L’Eau d’issey, de Issey Miyake e Cool Water Woman..

Terra

Os tons terrais vêm da grama cortada, das raízes, musgos, vetiver e madeiras nobres, como gálbano, sândalo, cedro. São ingredientes que doam uma característica mais encorpada aos perfumes, traduzindo segurança, confiança e aconchego para quem usa. Combinam muito bem como pessoas preocupadas com questões ambientais, que valorizam o orgânico, a sustentabilidade do planeta, as ações pró-ambientais. Boas dicas de perfumes femininos: BLV, Bulgari, CK Be, calvin Klein, Frescor de Copaíba, Ekos Natura.

Fogo

Notas quentes, especiadas e apimentadas, estimulantes como cravo, canela, resinas, baunilha trazem densidade e sensulaidade para os perfumes do fogo. Ideais para mulheres misteriosas, hipnóticas e charmosas. Boas indicações: Coco, de Chanel e Isabela Capeto

Ar

Harmonia de flores delicadas, como lavanda, rosa, neroli (flor de laranjeira) e jasmim , combinadas com ervas da horta, entre essas o basilicão, a hortelã, o tomilho e a erva-doce. Esses são os tons aéreos, clássicos e elegantes, ideais para mulheres mais românticas e sensíveis. Boas dicas de perfumes são o Oscar Pink Lily, o Amarige, da givenchy e o Marc jacobs

Bons cheiros!