Tenho 48 anos e nunca senti prazer

por Margareth dos Reis

"Eu finjo que estou sentindo prazer"

Continua após publicidade

Resposta: Para início de conversa, a sexualidade, especialmente a das mulheres, foi silenciada durante séculos por estar relacionada à ideia cristã de pecado.

Todavia, apesar da postulação de Freud sobre a capacidade inata da mulher para excitar-se sexualmente e alcançar total satisfação ter ocorrido no início do século XX, muitas mulheres ainda encaram a vida sexual de forma dramática.

Por que a mulher tem dificuldade de atingir o orgasmo?

A dificuldade feminina para obter o orgasmo pode advir de vários fatores, como por exemplo: educação familiar rígida, experiências sexuais traumáticas, falta de conhecimento sobre sexualidade e sobre o funcionamento do próprio corpo, falta de confiança na relação a dois, entre outros.

Continua após publicidade

Além de tudo isso, existe uma diferença importante das mulheres em relação aos homens. Nem todas experimentam o auge do prazer sexual da mesma forma que ocorre com os homens. No caso das mulheres, algumas obtêm o orgasmo pela penetração, outras apenas com a manipulação do clitóris e, outras ainda, pela manipulação do clitóris durante a penetração.

Sendo assim, um meio potencial para não tornar a vida sexual da mulher uma encenação cansativa e empobrecida é a aquisição do autoconhecimento do prazer através da prática da masturbação. Esse é um aprendizado necessário para que a mulher evite tratar o sexo como uma obrigação que precisa ser cumprida a qualquer preço para ela. Somente assim também ela se sentirá confortável para conduzir o parceiro, mostrando-lhe como ativar e elevar as suas sensações de prazer a níveis indispensáveis para o seu jeito específico de atingir o clímax sexual.