Acordar com despertador faz mal à saúde

por Nuno Cobra

Concordo em gênero, número e grau com a Dra. Dalva Poyares, coordenadora do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo. Se o despertador for barulhento, além do susto, a pessoa pode ter uma súbita taquicardia.

Continua após publicidade

Vou dar a seguir algumas dicas práticas você se livrar do despertador e ter uma ótima noite de sono.

– Você não pode acordar quando estiver dormindo. Você deve acordar naturalmente quando o organismo der o sinal. Parece óbvio, mas esse ponto é fundamental!

– Atavicamente, o sono dá seus sinais, para quem acorda cedo, por exemplo, às 18h30, às 19h00, às 19h30, às 21h00… Você sente uma vontade de dormir, mas não se deita. Depois que o organismo reclama várias vezes por ele, acaba desistindo e a consequência é a falta de sono ao se deitar mais tarde.

Mas como faço para ter sono mais cedo?

Continua após publicidade

– Apenas deite-se e fique em paz, não é preciso fazer força. Se você dormir mais cedo, vai conseguir acordar sem despertador e sem perder a hora. Não existe um número de horas padrão. Vai depender da necessidade de cada organismo. Pode ser entre 7, 8 , 10 e até mesmo 11 horas de sono por dia. Até o século XIX, o homem dormia 10 horas por dia em média. Depois da revolução industrial, o homem foi impelido a levantar da cama e passou a dormir oito horas por dia ou até menos.

– Não beba água durante o jantar. Procure se hidratar durante o dia, tomando de dois a três litros de água. Beber água à noite te leva a acordar para ir no banheiro, interrompendo o sono.

– Não coma nada pesado à noite, para o seu organismo não precisar fazer o árduo trabalho de uma digestão pesada. Na hora em que você dorme, ele já tem o grande encargo de reparar os danos do dia.

Continua após publicidade

– Depois das quatro horas da tarde, evite café, chá preto, refrigerantes do tipo cola, chocolate e bebidas alcoólicas, pois tudo isso excita o organismo. O álcool provoca uma sensação de relaxamento, mas o sono de quem está alcoolizado não é reparador.

– Pratique exercícios como correr e caminhar, para cansar o organismo fisicamente, para poder relaxar e dormir. Durante a atividade física estamos repousando o cérebro, quanto mais fazemos o movimento físico, mais repomos o mental.

– Ao chegar do trabalho, coloque o seu motor em stand by. Não trate de negócios, não atenda celular, não leve trabalho para casa. Respeite-se, proteja-se, não se excite.

– O sexo apazigua o espírito e traz uma boa noite de sono.

– O sono tem de ser reparador, contínuo e profundo.

Por que é tão importante dormir bem

Quando você dorme, passa o controle do seu organismo para o sistema autônomo. Você entrega a chave da casa para ele fazer todos os reparos.

Durante o sono, ocorrem milhões de reações tais como: reparos em todos os nossos órgãos vitais, elaboração de substâncias hormonais e de novas células, que irão se agregar aos tecidos dos nossos órgãos: fígado, baço, pâncreas, cérebro e coração, renovando-os. Tudo isso é imprescindível para acordamos zerados e para que tenhamos um novo dia, com a máxima capacidade de disposição, entusiasmo, otimismo e positividade.

No decorrer de um dia de trabalho, nós vamos exaurindo os nossos órgãos. A poluição destrói os nossos alvéolos pulmonares e durante a noite o nosso organismo tem de fabricar células suficientes para poder repará-los.

A alimentação, devido à industrialização exagerada, danifica milhões de células do nosso fígado que também serão reparadas durante o sono. O mesmo acontece com o pâncreas, o estômago, o coração e o cérebro. Para que estejam plenos no dia seguinte, todos esses órgãos precisam ser reparados!

O sono tem que ser profundo e não pode ser interrompido. Ele é composto de várias fases e a REM, momento em que você dorme profundamente e sonha, é a fase mais importante.