Não pense, apenas faça

por Nuno Cobra

Não pense. Apenas faça. Segundo o estudo da Universidade de Alberta no Canadá, essa é a grande saída para quem tem dificuldade em encarar a rotina da atividade física. No trabalho realizado pela Universidade, os voluntários que falavam muito sobre o que pretendiam fazer, foram os que menos levaram a lida do movimento a sério.

Continua após publicidade

Desta forma, não se deve pensar, se é prazeroso ou não, realizar uma atividade física. Ela faz parte da nossa vida, por isso, não cabe aqui discutir, mas aceitar as condições orgânicas ligadas ao movimento. Isso vale para qualquer estação do ano, mas nessa época de frio, mais uma razão para você levar essa máxima a sério.

Tanto o corpo como o organismo, foram desenvolvidos para o movimento, assim os órgãos necessitam dele para se harmonizarem e funcionarem perfeitamente.

Nos últimos cinqüenta anos, em função do desenvolvimento tecnológico, o sedentarismo chegou de modo mais intenso afastando lentamente o homem do movimento. O uso da tecnologia, aliada à busca de comodidade e conforto, tirou a ação dinâmica do corpo, que é tão imprescindível. Seus órgãos ficaram mais atrofiados, diminuíram e o mais prejudicado foi o aparelho cardiovascular.

'O coração de passarinho'

Continua após publicidade

O homem moderno atrofiou tanto a sua bomba ejetora (o coração) e acabou ficando com o chamado 'coração de passarinho', porque ele bate, bate, apressadamente, mas não supre mais as necessidades mínimas do funcionamento orgânico.

Por que o homem é um 'animal do movimento'

O movimento está de tal maneira inserido em nossas vidas, que é praticamente impossível viver sem ele.

Continua após publicidade

Se nos lembrarmos que o homem caminhou por mais de três milhões de anos, sobre a superfície da Terra, entenderemos melhor por que ele é, na sua essência, um 'animal do movimento'.

No decorrer de sua evolução, no difícil confronto com predadores e, nas imensas dificuldades para sobreviver num ambiente perigoso e hostil, o homem desenvolveu mecanismos de resistência física, mas principalmente resistência mental, mascarando a dor e as adversidades. Adquiriu força suplementar para manter a luta pela sobrevivência.

Os benefícios da atividades física

· Melhora o coração e a circulação sangüínea
· Evita problemas cardíacos e a hipertensão.
· Queima a energia produzida pelo excesso dos alimentos
· O organismo produz sua própria química: hormônios básicos para combater a depressão

Os perigos do sedentarismo

– A rede circulatória fica seriamente danificada diminuindo, assustadoramente o calibre das artérias, arteríolas e capilares, formando toda uma população de hipertensos prematuros. Atualmente, o percentual de adultos que sofrem de hipertensão gira em torno de 20 a 30%

– A falta de movimento e o excesso de comida provocam distúrbios orgânicos e mentais

– A depressão, a tristeza e o desânimo, comuns nos dias atuais, é uma amostra da falta que faz a atividade física

Política de conscientização

Só uma política de conscientização, por parte do Ministério da Saúde, poderia despertar nas pessoas uma idéia concreta dos efeitos e importância das atividades físicas.

O sedentarismo leva as pessoas aos consultórios médicos, em busca de tratamento químico para remediar e curar, através de uma química artificial, aquilo que poderia ser produzido de forma saudável, pela química da vida. Ou seja, uma fabricação de hormônios saudáveis, específicos, que trazem alegria, entusiasmo, otimismo, bom humor e até felicidade. Todo nosso organismo é químico, mas é necessário ativá-lo.

Esse milagre desenvolvido durante as atividades físicas, fornece prazer, êxtase e combatividade, eliminando inclusive as dores através das betas endorfinas – a morfina produzida pelo organismo. Portanto, devemos tomar muito cuidado para não ultrapassarmos os limites, porque poderemos lesionar músculos, tendões e articulações, correndo inclusive riscos de acidentes vasculares. Mas o movimento, realizado com critério, fornece a dose correta de motivação, para afastar a depressão, equilibrando o organismo.

Caminhar ou correr, conforme o estágio cardiovascular de cada um, é importantíssimo para as pessoas atingirem um elevado nível mental e espiritual.