Sucesso no trabalho? Como seu corpo pode ajudar

por Nuno Cobra

O corpo é o nosso maior patrimônio e deve ser levado mais a sério. No século retrasado, ele não possuía nenhuma relevância, era a ditadura do intelecto.

Continua após publicidade

Mas no final do século XX, ele reencontrou seu ápice. As pessoas descobriram que além de espirito, intelecto e emoção, havia o corpo. Aconteceu a retomada de uma visão mais coerente, lógica e científica mas, como todo começo, teve seus exageros aparecendo academias por todo canto e as pessoas entregues a uma malhação estúpida, sem nenhum equilíbrio, tão necessário ao corpo.

Ainda hoje existe uma concepção bastante errada a respeito dos cuidados com o corpo, levando na maioria das vezes a um trabalho irracional com excesso de carga e força, massacrando o organismo.

Este corpo irá acompanhar todos os nossos passos ao longo da vida, por isso deve ser cuidado com carinho e equilíbrio, ministrando o esforço dosado que ele tanto adora.

Cartão de visita

Continua após publicidade

O corpo é o nosso cartão de visita e sabemos o importante impacto que ele causa, principalmente na primeira impressão, nos âmbitos: social, afetivo e profissional.

Nesse último, lembro que um organismo pleno possibilita muitas vantagens no âmbito profissional. O primeiro deles e o mais importante é que ao desenvolver a sua transformação e aperfeiçoamento, a pessoa elabora um corpo emocional mais sólido e desenvolvido, capaz de possibilitar um inigualável desempenho e um maior controle de seus anseios e sensações, direcionando suas emoções. À medida que o corpo físico conquista vitórias, muda sua estrutura orgânica e desenvolve, de forma significativa, seu corpo emocional. É a grande capacidade de fazer que justamente irá solidificar e desenvolver esse corpo emocional, tornando-o mais sólido e vitorioso diante da vida.

Só os benefícios da melhoria da eficiência do aparelho cardiovascular já justificaria o cuidado com o corpo. Não apenas pela produção de energia e vitalidade, mas também pela resistência dessa energia.

Continua após publicidade

Uma pessoa com um consumo máximo de oxigênio (VO2 Máximo – quantidade de sangue que passa pelo coração por minuto), aproveitado por todas as células do nosso corpo é, sem dúvida, uma pessoa mais preparada e apta para ser um vencedor em seus negócios ou na sua profissão.

Futuro nas empresas

Acredito até que no futuro as empresas ao olhar o currículo dos candidatos, a qualquer cargo de liderança e expressão, irá observar com muito cuidado, qual será o consumo máximo de oxigênio do candidato. Ou seja, será essa quantidade de V02 máximo que irá mostrar as condições reais e concretas que essa pessoa terá no desempenho e sucesso de suas exigentes tarefas.

Atividade física feita com equilíbrio e bom senso melhora a eficiência cardiovascular, possibilitando o aumento desse consumo de oxigênio.

A exuberância de um corpo físico em equilíbrio mostra o elevado nível de saúde, que certamente age como um fator incontestável na arregimentação de mão-de-obra de trabalho em qualquer empresa.

O trabalho bem-feito com o corpo otimiza nossas funções orgânicas colocando a pessoa mais pró-ativa para vida e com mais desempenho profissional. Esta postura física emite uma postura mental e uma outra energia muito mais qualificada que a de um corpo desalinhado, alquebrado e "deformado" como por exemplo de um barrigudo.

Além do mais, nesse trabalho de dar ao seu aparelho cardiovascular maior estrutura e fortalecimento, você possibilita a fabricação de poderosos hormônios como as betaendorfinas que irão preparar melhor a pessoa para o os embates do dia-a-dia.

Caminhada e corrida: atividades mais indicadas

Eu costumo escolher a caminhada ou corrida conforme o momento cardiovascular de cada um. E por que não outras atividades? Por que entre todas, a corrida e a caminhada possibilitam o controle constante e sem exagero, do esforço cardiovascular.