Como entrar em forma depois dos 40!

por Nuno Cobra

Primeiramente: ficar velho é uma opção. Não temos que obrigatoriamente estarmos velhos. Precisamos apenas tomar os procedimentos corretos, cuidando e protegendo o corpo e a saúde. Não esquecendo das suas necessidades básicas:

Continua após publicidade

· Sono reparador
· Alimentação adequada
· Atividade física sistemática e agradável
· Relaxamento
· Respiração e meditação
· Horas de lazer

O homem, como já disse em artigos anteriores, é um animal do movimento e deve exercê-lo durante toda sua vida.

As pessoas depois dos 40, querem resgatar a jovialidade. Isso é louvável e maravilhoso! No entanto, precisam entender que, definitivamente, o que está na cabeça, pode não estar mais no corpo. Você não tem mais aquele potencial físico da juventude. Principalmente, se foi relapso com o movimento (não caminhou e nem correu) e com o corpo.

Você que abandonou as atividades físicas e agora quer entrar em forma novamente, veja: aquelas acrobacias, saltos, aquele futebol, ou basquete maravilhoso, ficaram no passado e na sua imagem mental.

Continua após publicidade

E necessário promover um readaptação desse movimento perdido.

O coração comunica pela respiração

Faça uma caminhada ou uma corrida leve, de acordo com o seu momento cardiovascular e com suas condições físicas de agora. Você se cuidou ou abusou do seu corpo? É importante que no início, você tenha consciência que seu coração deve estar frágil e sua circulação atrofiada.

Continua após publicidade

Por isso, a necessidade de respeitar o ritmo respiratório, em função do esforço físico que você irá despender. Porque é pela respiração que o coração nos comunica a sua capacidade e resistência. Fique atento a isso. Se sentir-se ofegante, com dificuldade na respiração, é porque você está forçando o seu coração.

A nossa respiração é o termômetro que vai mostrar se aquele movimento e esforço irá ser proveitoso para o coração, desenvolvendo-o, ou maléfico agredindo-o, através do esforço excessivo.

Todo esse resgate da sua juventude tem que ser feito de forma gradativa e inteligente. Para evitar também as lesões específicas, tão comuns nesse trabalho exagerado que as pessoas fazem, não levando em conta o longo tempo que estiveram inertes.

Não é só o coração que devemos respeitar. Existem os músculos esqueléticos, tendões, ligamentos e articulações, que ficaram presos e rígidos em função desse longo período de inércia.

Portanto, é preciso se dedicar algum tempo do dia, antes ou após o banho, para fazer alongamentos básicos: pernas, quadris, braço e tórax que vão te deixar mais flexível e fisicamente mais articulado.

É fundamental lembrar que o trabalho com o corpo deve ser leve e agradável para poder ser realizado a vida toda.

Não adianta praticar essa malhação estúpida por alguns anos e ser um estupendo atleta aos 35, 40 anos… O importante é você permanecer jovem aos 50, 60, 70…