Cochilo à tarde melhora desempenho no trabalho

por Nuno Cobra

O ritmo está presente em todas as circunstâncias na vida do homem, inclusive no seu organismo. É um ritmo onde trabalhamos e relaxamos.

Continua após publicidade

Desobedecer esta ordem natural, é bater de cara com a vida. É se direcionar para obtenção garantida de um desequilíbrio orgânico e mental.

O organismo obedece um ritmo inquestionável na respiração. Há momentos de contração e de relaxamento do diafragma.

O ritmo do coração é o maior exemplo, trabalhando incessantemente até por mais de 100 anos.

O coração contrai 37 milhões de vezes por ano, mas ao mesmo tempo, relaxa exatamente o mesmo número. É um exemplo vigoroso de eficiência. Uma demonstração concreta, para inserirmos em nossa vida: a dualidade – trabalho/repouso.

Continua após publicidade

Em nossas atividades, não conseguiremos reproduzir com exatidão, a antítese (trabalho/repouso), realizada pelo coração. No entanto, para produzirmos bem e alcançarmos um alto nível de saúde, é necessário restabelecermos o ritmo no nosso dia-a-dia.

Efeito elástico

Podemos esticar bastante esse elástico, mas não indefinidamente. Nossas atividades diárias devem ser preenchidas com momentos de relaxamento. Isso proporcionará, além do bem-estar, uma produtividade bem maior no trabalho.

Continua após publicidade

O cochilo após o almoço é um grande exemplo. Não é possível mensurar o percentual desse ganho, mas ele é qualitativo, porque você fica mais inteiro, sente a diferença logo ao acordar. Isso se a pessoa conseguir desenvolver esse hábito. No início terá dificuldades, porque os giros mentais estarão muito altos, em conseqüência de estimulantes derramados na circulação sangüínea.

O ganho de saúde será muito grande, melhorando a qualidade do seu trabalho. A entrega ao cochilo fará uma enorme diferença ao longo da sua vida. Cochile de 20 a 30 minutos. É importante lembrar que este cochilo deverá ser no máximo de 40 minutos. Mais do que isso, você obtém resultado oposto, a sua produtividade e o próprio bem-estar caem, porque baixa o metabolismo.

Quanto maior for a exigência profissional, inclui-se aí os atletas, maior a necessidade deste momento de paz tranqüilidade e relaxamento.

Eu dizia ao Ayrton (Ayrton Senna): "Pegue uma horizontal".

Experimente. Dê a você esse direito. Você vai sentir a diferença. Em seguida, lave o rosto na água fria. Momentos depois, terá uma gratificante sensação de bem-estar e de que o dia apenas começou.

Lembre-se, o modo como você almoça também é muito importante. Você precisa de uma refeição para se nutrir e armazenar energia e não para perdê-la (sobre este assunto falaremos semana que vem).

O cochilo é a oportunidade de relaxar esse elástico. Principalmente, porque ele irá se esticar muito neste segundo expediente do trabalho. Esticar esse elástico faz parte da vida. É uma propriedade de funcionamento do nosso organismo, mas relaxá-lo, é essencial para termos vida longa, produtiva, com bem-estar e satisfação.