Alimentação adequada: fonte da eterna juventude!

por Nuno Cobra

Não podemos esquecer, o que mais envelhece a pessoa é a alimentação. Porque sua digestão exige trabalho e o organismo ressente. Por isso, uma vida longa e de boa qualidade, está assentada numa alimentação de baixa caloria. Gordura e saturados exigem grande quebra de moléculas.

Continua após publicidade

Hora sagrada

A hora da refeição é um momento muito importante. Nesse momento, colocamos no organismo preciosos nutrientes que irão elaborar a vida, proporcionando mais ou menos energia, conforme o tipo de alimento e comportamento durante esse ato.

Esse comportamento deve ser responsável. Busque um local fresco, sem ruídos, sem poluição atmosférica (principalmente o cigarro). É preciso olhar o alimento, cheirá-lo, mastigá-lo cuidadosamente, para que o sólido se transforme em líquido.

A procedência dos alimentos também é importante. Evite os alimentos com agrotóxicos, conservantes, aromatizantes, industrializados e etc… Na mesa devemos ter umas oito cores diferentes de alimentos.

Continua após publicidade

O modo de comer

A maioria das pessoas engole os alimentos e não obtém prazer. Não sentem o gosto. Não deixam a saliva penetrar, não respiram, não soltam o ar pelo nariz.

Devemos tirar o máximo prazer na hora da refeição. Fomos castrados na infância pelos pais, pela educação, para não termos prazer. Ter prazer tornou-se um pecado. É importante ter prazer. O gosto está na boca, portanto, aproveite e não tenha pressa de engolir. É claro que, num determinado momento, você terá que engolir o alimento para se nutrir.

Continua após publicidade

Só como o que gosto

As pessoas não comem o que gostam e sim gostam do que comem. Se passarem a comer alimentos saudáveis, passarão a gostar de alimentos saudáveis. Como se come muita porcaria por aí, acaba-se gostando de porcaria.

Objetivo da refeição

A refeição tem por objetivo fornecer mais energia, através de nutrientes essenciais, para se ter uma vida com mais entusiasmo, disposição e vitalidade.

Torna-se obrigatório assimilarmos alimentos que forneçam muita energia e que tenham pouco gasto energético, em sua elaboração metabólica no organismo.

Os alimentos possuem metabolicamente um custo orgânico na sua elaboração e aproveitamento. Alguns alimentos exigem um sacrifício imenso para o seu aproveitamento, desgastando e envelhecendo as células do corpo.

Portanto, temos que colocar aqueles cujo resultado final matematicamente seja mais rentável, obtendo grande lucro no custo-benefício.

Faça um bom negócio!

Certos tipos de alimentos desgastam e oneram tanto o organismo, na sua quebra molecular, que o aproveitamento orgânico não compensa. O gasto energético é tão alto que o alimento (por analogia: o capital) investido no seu organismo (seu negócio) não vale a pena. O sofrimento do organismo é tanto que o lucro enérgico torna-se insignificante.

Devemos evitar:

Alimentos gordurosos
– Saturados
– Frituras
– Enlatados
– Embutidos
– Evitar molhos catchup, mostarda, condimentos, sal (aproveite o sabor real dos alimentos!)
– Açúcar de qualquer natureza
– Refrigerantes

Devemos ingerir

– Alimentos mais naturais de fácil digestão e com melhor aproveitamento (rentabilidade):
– Legumes
– Verduras
– Frutas de aproveitamento rápido
– Raízes